Voo da Southwest cancela decolagem depois de erro em Orlando
Voo da Southwest Airlines aborta decolagem após confusão em pista de taxiamento. Incidente levanta novos questionamentos sobre a segurança da aviação nos Estados Unidos.
Voo da Southwest Airlines aborta decolagem no aeroporto de Orlando, em 20.mar.2025.
Incidente ocorreu quando o voo 3278 iniciou a decolagem por engano em uma pista de taxiamento. O controlador de tráfego aéreo cancelou a autorização por volta das 9h30 (horário local).
A aeronave, um Boeing 737-800, parou com segurança e retornou ao portão, sem feridos. A National Transportation Safety Board e a FAA estão investigando o caso.
A Southwest está colaborando com a FAA para entender as circunstâncias e acomodou os clientes em outra aeronave.
Após uma série de incidentes, a FAA havia concluído em dezembro uma revisão de segurança da Southwest. Entre os problemas, um voo em julho voou em altitude muito baixa e outro em abril chegou a 122 m do oceano no Havaí.
Na quarta-feira (19.mar), a FAA anunciou planos para instalar tecnologia de segurança aprimorada em 74 aeroportos até o final de 2026.
O Secretário de Transportes, Sean Duffy, informou que anunciará um plano para reformular o sistema de controle de tráfego aéreo dos EUA.
Além disso, incidentes preocupantes têm aumentado a pressão sobre as operações de controle de tráfego aéreo, que sofre falta de pessoal.
Um acidente fatal em janeiro, que matou 67 pessoas, também reacendeu as preocupações com segurança.
Por David Shepardson.