Voto impresso à distância causa atrasos em eleições de Portugal
Cédulas para portugueses no Brasil enfrentam atrasos e não chegam a muitos eleitores. Com a eleição marcada para maio, correios internacionais complicam o envio de votos para Portugal.
Cédulas para eleições parlamentares de Portugal chegaram com atraso ou não foram entregues a eleitores em diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.
As eleições ocorrerão no domingo (18.mai.2025). Há cerca de 277 mil eleitores portugueses no Brasil e um total de 1,58 milhões de cédulas enviadas para eleitores no exterior.
Os votos devem ser enviados até sábado (17.mai) para chegarem em Portugal até 28 de maio, conforme as regras da CNE (Comissão Nacional de Eleições).
José Cesário, secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, identificou os correios internacionais como o principal problema para o atraso. Ele destacou que a entrega dos votos a Portugal demora pelo menos 12 dias.
Do total de 277 mil eleitores no Brasil, apenas 1.300 optaram por votar presencialmente em unidades consulares, com a maioria (1.200) de Belém, no Pará.
Em São Paulo, que concentra 118 mil eleitores, somente 2 votantes foram ao consulado. No Rio de Janeiro, com 91 mil eleitores, apenas 1 eleitor compareceu.