Vou colocar alguém no Fed que queira cortar os juros, diz Trump
Trump critica Powell e afirma que deseja um sucessor que reduza os juros. A insatisfação do ex-presidente levanta especulações sobre a possível criação de um "Fed paralelo".
Donald Trump criticou novamente Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), durante conferência no Salão Oval nesta sexta-feira (27).
Trump expressou o desejo de que Powell renunciasse e comentou que o próximo presidente do Fed deve ser alguém disposto a cortar os juros.
Essas críticas reforçam especulações sobre a possível criação de um “Fed paralelo”. Segundo o Wall Street Journal, Trump pode antecipar a escolha do sucessor de Powell nos próximos meses, embora o mandato atual termine em maio de 2026.
A insatisfação do republicano levanta questões sobre o próximo líder do Fed e a possibilidade de um “shadow chair”, que poderia reduzir a influência de Powell nas decisões de política monetária.
Trump comentou: “Tem um cara lá que com o traço de uma caneta poderia baixar os juros e salvar centenas de bilhões de dólares ao ano. Mas ele é uma pessoa estúpida.” É importante lembrar que Powell é apenas um dos 12 membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), responsável pela política monetária dos EUA.