Vulcão na Islândia entra em erupção pela nona vez desde 2023
Vulcão na Península de Reykjanes entra em erupção novamente, levando à evacuação de moradores locais. A atividade sísmica na região marca o início de uma nova era de erupções, sem impacto nos voos internacionais.
Erupção na Islândia: Um vulcão na Península de Reykjanes entrou em erupção nesta quarta-feira (16), pela nona vez desde 2023.
Imagens mostram lava escapando de uma fissura que se estende por 2,4 quilômetros. A erupção começou antes da 01h (horário de Brasília), segundo o Escritório Meteorológico da Islândia.
Uma segunda fissura, menor, abriu-se em 500 metros. Os vulcões da região não tinham erupções há 800 anos, até março de 2021, quando um novo ciclo de atividade sísmica se iniciou.
Atualmente, a atividade vulcânica é considerada uma nova era pelos vulcanólogos. Contudo, segundo a rede RUV, a erupção não impacta os voos internacionais.
Os residentes da península foram orientados a permanecer em casa devido à poluição do ar. A aldeia Grindavík, a mais próxima da erupção, foi evacuada, assim como a famosa Lagoa Azul.
- A maioria dos 4 mil habitantes de Grindavík foi retirada em 2023.
- Quase todas as casas foram vendidas ao Estado.
- Uma erupção em 2010 causou caos no transporte mundial.
A Islândia possui 33 sistemas vulcânicos ativos, devido à sua localização sobre a dorsal mesoatlântica, que provoca terremotos e erupções.