HOME FEEDBACK

Waymo, dos carros autônomos, começa expansão internacional

Veículos autônomos da Waymo estão se tornando uma realidade nas ruas de São Francisco e se expandindo rapidamente por outras cidades dos EUA e até internacionalmente. Com uma significativa redução nos acidentes, a startup planeja ampliar sua operação e desenvolver novos modelos em parceria com montadoras.

Carros autônomos em São Francisco atraem atenção de turistas. Os veículos da Waymo, startup da Alphabet, já operam em várias cidades dos EUA e chegaram a Tóquio em abril.

Os robotaxis realizam 250 mil viagens pagas por semana, incluindo cidades como Phoenix, Los Angeles e Austin, onde há parceria com a Uber. Em 2026, começarão a operar em Miami e Washington.

Em São Francisco, os veículos são Jaguar elétricos. A Waymo firmou parceria com a Toyota e a Hyundai para desenvolver mais carros autônomos. Apesar da insegurança inicial, uma viagem em um desses carros transcorreu sem problemas.

A Waymo afirma que seus robotaxis têm 81% menos acidentes com lesões do que humanos. No entanto, houve incidentes, incluindo o atropelamento de um ciclista em San Francisco.

A startup levantou US$ 5,6 bilhões no final do ano passado para financiar sua expansão. A tecnologia começou em 2009, com a criação da Waymo como empresa independente em 2016 e a primeira operação comercial em 2020.

Para mais informações sobre o Broadcast+, plataforma de notícias financeiras, consulte o site para uma demonstração.

Leia mais em estadao