WhatsApp: como vai funcionar a exibição de anúncios e a cobrança por conteúdo exclusivo
WhatsApp começará a exibir anúncios na aba "Atualizações" até o final de 2025. A empresa garante que as conversas pessoais permanecerão protegidas por criptografia e não serão afetadas pela nova publicidade.
WhatsApp anunciou na segunda-feira (16) que começará a veicular anúncios na aba "Atualizações", que conta com mais de 1,5 bilhão de usuários. A implementação será gradual até o fim de 2025.
A plataforma busca novas fontes de receita, já que possui 3 bilhões de usuários ativos mensalmente e cerca de 200 milhões de empresas utilizando o app.
Os anúncios aparecerão na seção "Status" e não vão interferir nas conversas pessoais. Cada anúncio será identificado como “patrocinado” e separado da área principal de mensagens.
Os administradores de canais poderão cobrar assinaturas para conteúdos exclusivos e pagar para ter destaque na área de descoberta do WhatsApp.
A Meta, proprietária do WhatsApp desde 2014, reafirma que não vai monitorar mensagens ou dados pessoais dos usuários. A coleta de dados será limitada e não registrará informações sobre chamadas ou mensagens enviadas.
Os anúncios serão restritos à aba "Atualizações", que foi escolhida por ser um espaço onde os usuários estão mais abertos a descobrir novidades.
Usuários poderão ocultar anúncios específicos ou bloquear anunciantes. O WhatsApp também oferecerá uma lista de anúncios recentes para que os usuários gerenciem suas preferências.