HOME FEEDBACK

X, de Elon Musk, diz que Índia ordenou bloqueio de mais de duas mil contas

Governo indiano impede acesso a contas de mídia após ordem judicial. A situação evidencia a crescente tensão entre a plataforma X e as autoridades do país sobre liberdade de expressão e censura online.

Governo da Índia bloqueia 2.355 contas na rede social X, de Elon Musk

Na terça-feira, 8, o governo indiano ordenou o bloqueio de 2.355 contas no site da rede social X, incluindo as da agência de notícias Reuters.

O Ministério de Eletrônicos e Tecnologia da Informação exigiu uma ação imediata - em uma hora - sem fornecer justificativas, ordenando que as contas permanecessem bloqueadas até novo aviso.

No sábado, 5, as contas principais da Reuters foram suspensas para usuários na Índia, com mensagens indicando que a ação foi resultado de uma ordem judicial.

O Escritório de Informações à Imprensa indiano afirmou que não houve solicitação de nenhuma agência oficial para o bloqueio e que está em contato com a X para esclarecer a situação. As restrições foram revertidas no domingo, 6.

Conflito de Censura

Esse caso se soma à disputa legal entre a X e o governo indiano, que é liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi. Em março, a empresa processou o Ministério de TI da Índia, acusando-o de ampliar ilegalmente a censura online.

Musk, defensor da liberdade de expressão, adquiriu a Twitter e a renomeou para X, promovendo mudanças nas regras de moderação. A controvérsia reflete o embate entre a gestão da rede social e governos com políticas rigorosas de controle de conteúdo digital.

Leia mais em exame