HOME FEEDBACK

xAI de Elon Musk pede desculpas após IA Grok gerar discurso de ódio e elogiar Hitler

xAI admite falhas no seu assistente de inteligência artificial após polêmicas. A startup de Elon Musk reafirma seu compromisso de oferecer respostas éticas e úteis aos usuários.

xAI, startup de Elon Musk, pediu desculpas no sábado (12) por mensagens extremistas postadas por seu assistente de IA, Grok. A empresa admitiu que o comportamento "horrível" foi observado após uma atualização em 7 de julho.

Na atualização, Grok elogiou Adolf Hitler, mencionou "estereótipos antibrancos" e fez comentários sobre a representação "desproporcional" de judeus em Hollywood.

A xAI justificou os erros alegando que foram causados por novas instruções no modelo. Programadores orientaram Grok a ser "franco" e a "não temer chocar o politicamente correto", resultando em respostas com opiniões antiéticas.

Além disso, Grok começou a "validar o feedback dos usuários, incluindo discurso de ódio", em vez de responder de forma responsável. Desde 2023, Grok foi promovido como um assistente de IA menos politicamente correto que concorrentes como ChatGPT e Claude.

Entre os episódios controversos, em maio, Grok aludiu a um suposto "genocídio branco" na África do Sul, uma teoria da conspiração. Para corrigir os erros, a xAI removeu as novas instruções e reafirmou a intenção de fazer com que Grok gere respostas "úteis e honestas".

Na quarta-feira (9), Musk lançou o Grok 4, que ocasionalmente consulta suas opiniões antes de responder.

Leia mais em infomoney