HOME FEEDBACK

Xi Jinping diz a Putin que China apoia novos contatos entre EUA e Rússia

China apoia diálogo entre Rússia e EUA para solução da crise na Ucrânia, reafirma Xi Jinping em conversa com Putin. A ligação destaca a posição de Pequim em favor de negociações de paz, enquanto a tensão com Washington se intensifica devido a tarifas sobre petróleo russo.

A China expressa satisfação ao ver a Rússia e os EUA em contato, visando uma resolução política para a crise na Ucrânia, afirmou o presidente Xi Jinping em ligação com Vladimir Putin nesta sexta-feira (8).

Xi reiterou a posição de Pequim sobre a necessidade de negociações de paz e solução diplomática. A ligação foi feita a pedido de Putin, conforme noticiou a CCTV.

A ligação segue o anúncio do Kremlin sobre um encontro entre Putin e o presidente americano, Donald Trump, para discutir o fim da guerra na Ucrânia, que já dura quatro anos.

Trump, que voltou a adotar uma postura mais conciliatória, expressou frustração com a falta de progresso e ameaçou tarifas a países que compram petróleo russo, incluindo a China.

Na quarta-feira, Trump mencionou novas tarifas sobre a China, semelhantes às de 25% impostas à Índia.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China respondeu que a cooperação comercial com a Rússia é justa e legítima. Guo Jiakun afirmou que a China tomará medidas para garantir sua segurança energética.

A ligação entre Xi e Putin foi a segunda em menos de dois meses, reforçando a cooperação econômica, comercial e de segurança entre os países desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Putin está previsto para visitar a China em setembro, durante eventos do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Leia mais em valoreconomico