Xi Jinping pede por cessar-fogo e proteção a civis no conflito entre Israel e Irã
Xi Jinping propõe cessar-fogo e diálogo para resolver tensões entre Israel e Irã. Vladimir Putin alerta sobre os perigos do conflito, reforçando a disposição da Rússia em cooperar com a China.
Xi Jinping, presidente da China, conversou por telefone com Vladimir Putin, presidente da Rússia, nesta quinta-feira (19), sobre a escalada de tensões entre Israel e Irã, que a China considera “muito grave”.
O Ministério das Relações Exteriores da China divulgou quatro propostas feitas por Xi:
- Cessar-fogo imediato: Xi enfatizou que o uso da força não resolve disputas internacionais e pediu que Israel cesse hostilidades rapidamente.
- Proteção de civis: O presidente chinês ressaltou que a proteção a civis é essencial e o uso indiscriminado da força é inaceitável, devendo as partes respeitar o direito internacional.
- Início de diálogo: Xi destacou que negociações são o “caminho fundamental” e reforçou a importância de uma solução política para o programa nuclear iraniano.
- Esforço internacional pela paz: Ele afirmou que a escalada das tensões afeta a segurança global e pediu um papel mais ativo do Conselho de Segurança da ONU.
Putin, por sua vez, declarou que o ataque de Israel a instalações nucleares do Irã é “extremamente perigoso” e não beneficia nenhuma das partes. Ele também se mostrou disposto a manter comunicação próxima com a China para reduzir as tensões.
*Com informações do Estadão Conteúdo em São Petersburgo.
Leia mais em
jovem-pan