HOME FEEDBACK

Youssef pede que STF reconheça suspeição de Moro e anule condenações

Defesa argumenta que ex-juiz Sergio Moro deveria ser considerado suspeito devido a um caso anterior de 2010. Pedido visa anular decisões da Lava Jato que afetaram o doleiro Alberto Youssef, incluindo alegações de grampo ilegal.

Defesa de Alberto Youssef solicita ao ministro Dias Toffoli do STF que reconheça a suspeição de Sergio Moro, visando anular atos do juiz na operação Lava Jato.

Os advogados, Antonio Figueiredo Basto e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), fundamentam o pedido na declaração de suspeição de Moro em 2010 durante o “caso Banestado”, que foi ignorada nas ações da Lava Jato.

Youssef foi preso em 17 de março de 2014 e seu acordo de colaboração foi essencial para as acusações contra políticos do PT, incluindo Lula.

A defesa aponta que o doleiro sofreu grampos ilegais em sua cela na PF, com escuta ativa desde sua prisão até o mês seguinte, sendo impressão de que essas ações foram omitidas das defesas legais.

Os advogados criticam o comportamento dos procuradores, alegando que houve um “rompimento” de suas atribuições constitucionais e que Youssef foi usado como ferramenta para atingir líderes do PT.

Decisões recentes dos ministros Toffoli e André Mendonça resultarão na revisão dos acordos de leniência relacionados à Lava Jato, com implicações também para empreiteiras como a Odebrecht.

Leia mais em poder360