HOME FEEDBACK

Zambelli pedirá a tribunal italiano para aguardar processo de extradição em liberdade

Carla Zambelli solicitará ao Tribunal de Apelação de Roma a possibilidade de aguardar sua extradição em liberdade ou prisão domiciliar. Ela enfrenta questões de saúde e foi condenada por crimes graves no Brasil, incluindo a invasão de sistemas do CNJ.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) participará de uma audiência amanhã no Tribunal de Apelação de Roma, Itália, para discutir sua extradição.

Ela pedirá para aguardar a decisão em liberdade ou sob prisão domiciliar, apresentando argumentos relacionados às suas questões de saúde mental e física.

A audiência está marcada para 11h, conforme informado pelo Ministério da Justiça ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.

Zambelli foi presa na Itália em 29 de julho e está na lista vermelha da Interpol após uma condenação por invadir sistemas do CNJ, causando inclusão de um falso mandado de prisão contra Moraes.

Depois da decisão do Tribunal de Apelação, ainda cabe recurso à Corte de Cassação. Se a extradição for aprovada, o Ministério da Justiça italiano terá a palavra final.

Além disso, Zambelli é ré no STF por porte ilegal de arma, após perseguir um eleitor de Luiz Inácio Lula da Silva durante as eleições de 2022. O relator, Gilmar Mendes, pediu a inclusão desse caso no processo de extradição.

O julgamento do caso no STF já teve início e será retomado na sexta-feira (15), no plenário virtual. A maioria já votou pela condenação, com quatro ministros ainda pendentes de voto. O julgamento se encerrará em 22 de agosto.

Leia mais em valoreconomico