Zambelli segue presa na Itália; veja ficha no alerta vermelho da Interpol
Carla Zambelli permanece detida na Itália enquanto aguarda o julgamento do pedido de extradição pelo Brasil. A deputada foi condenada por porte ilegal de arma e ataque hacker, com pena de 10 anos de prisão confirmada pelo STF.
Deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) continua presa na penitenciária de Rebibbia, em Roma, após sua captura na última terça-feira (29).
Zambelli está na lista de alerta vermelho da Interpol por crimes graves.
A Justiça italiana manterá a prisão dela, conforme a decisão da Quarta Seção do Tribunal de Roma, aguardando o pedido de extradição feito pelo Brasil.
Na ficha da Interpol, constam detalhes pessoais e a condenação por porte ilegal de arma e ataque hacker ao CNJ, resultando em 10 anos de prisão sem possibilidade de recurso.
Zambelli foi encontrada em Roma após passar por Argentina e EUA, sem resistir à prisão. Ela estava pintando e lavando o cabelo quando os policiais chegaram.
Processo de extradição pode durar de 1,5 a 2 anos, passando por duas instâncias: a Corte de Apelação de Roma e a Corte de Cassação, com decisão final do ministro da Justiça da Itália.
O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, afirmou confiar na Justiça italiana.
A Câmara dos Deputados poderá deliberar sobre a perda de mandato de Zambelli a partir de agosto, com base na decisão do STF.