HOME FEEDBACK

Zambelli terá audiência sobre extradição na Itália nesta 4ª feira

Carla Zambelli enfrenta audiência sobre extradição na Itália enquanto cumpre pena por condenações no Brasil. A sessão decidirá sobre possível afrouxamento do encarceramento da deputada, que nega ser foragida.

Carla Zambelli, deputada licenciada, enfrenta nova audiência nesta quarta-feira (27.ago.2025) sobre seu processo de extradição da Itália, às 7h30 (horário de Brasília), no Tribunal de Apelação de Roma.

Zambelli está presa em Roma desde 29 de julho. Ela se declarou não foragida e solicitou não ser deportada ao Brasil, alegando ser alvo de perseguição política. Criticou o ministro do STF, Alexandre de Moraes, chamando-o de “ditador”.

A audiência decidirá sobre um possível afrouxamento do encarceramento, conforme seu advogado, Fabio Pagnozzi. A sessão foi adiada em 13 de agosto devido a problemas de saúde de Zambelli.

Zambelli deixou o Brasil após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático, crimes pelos quais foi condenada em 14 de maio. Além da pena, deve pagar 200 dias-multa e R$ 2 milhões por danos morais coletivos.

Após deixar o Brasil, Moraes decretou sua prisão, incluiu Zambelli na difusão vermelha da Interpol e bloqueou seus passaportes e contas. Se a extradição for aprovada, ela terá que retornar ao Brasil para cumprir a pena.

Na sexta-feira (22.ago), o STF impôs nova pena de 5 anos e 3 meses pela perseguição armada a um apoiador de Lula durante as eleições de 2022. A defesa alega que Zambelli tinha autorização para o armamento e pode recorrer.

Leia mais em poder360