HOME FEEDBACK

Zanin consultou ministros da 1ª Turma antes de marcar julgamento

Ministro do STF define sessões para julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus, marcadas para os dias 25 e 26 de março. A decisão foi tomada após consulta aos colegas de turma, em meio a críticas do ex-presidente sobre a agilidade do processo.

Ministro Cristiano Zanin, presidente da 1ª Turma do STF, consultou os colegas antes de marcar o julgamento contra Jair Bolsonaro e mais 7 denunciados pela PGR por tentativa de golpe de Estado.

A 1ª Turma fará 3 sessões nos dias 25 (manhã e tarde) e 26 de março (manhã). O julgamento começará com a sustentação oral do procurador-geral, Paulo Gonet, e dos advogados dos denunciados.

A convocação ocorreu logo após o ministro Alexandre de Moraes solicitar que o caso fosse pautado. Bolsonaro criticou a celeridade do processo, alegando problemas no inquérito.

A 1ª Turma do STF tem 5 ministros: Zanin, Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. A composição foi considerada por alguns defensores como prejudicial à imparcialidade do julgamento, sendo que a maioria foi indicada durante gestões do PT.

Na quinta-feira (13.mar), a PGR enviou uma manifestação ao STF rebatendo as defesas dos denunciados. Gonet negou pedidos para transferir o julgamento à 1ª instância e defendeu a manutenção da relatoria com Moraes.

O caso diz respeito apenas ao dos 4 grupos denunciados, relacionado ao núcleo central da organização criminosa.

Leia mais: clique aqui

Leia mais em poder360