Zelenski se reúne com papa Leão 14 e com vice americano, J.D. Vance, em Roma
Encontro marca a disposição do Vaticano em intermediar negociações entre Ucrânia e Rússia. Zelenski destaca o papel da Santa Sé na busca por um cessar-fogo e diálogo.
Encontro entre Papa Leão 14 e Zelenski
Após a missa de início do papado, Leão 14 se reuniu em encontro privado com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski.
Desde sua eleição em 8 de maio, o papa tem enfatizado a Guerra na Ucrânia, pedindo uma paz justa e duradoura, e oferecendo o Vaticano como mediador entre Kiev e Moscou.
Zelenski ressaltou: "A voz e a autoridade da Santa Sé podem ter um papel importante no fim dessa guerra." Ele agradeceu ao Vaticano pela disposição em facilitar negociações diretas e se mostrou aberto ao diálogo.
O encontro durou cerca de uma hora e contou com a presença do ministro de Relações Exteriores ucraniano, Andrii Sybiha, e da esposa de Zelenski.
Após isso, Zelenski visitou a Villa Taverna, onde se encontrou com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Zelenski mencionou que discutiram as negociações em Istambul e a importância de um cessar-fogo total e incondicional.
Além disso, abordaram sanções contra a Rússia, comércio bilateral, cooperação em defesa, a situação no campo de batalha e a troca de prisioneiros.
Vance também se encontrou com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discutindo relações entre EUA e União Europeia.