HOME FEEDBACK

Zelenski só vai negociar com Rússia na Turquia se Putin também for, diz Ucrânia

Zelenski condiciona participação nas negociações a presença de Putin, enquanto Moscou ainda não confirmou. O cessar-fogo prévio também é uma exigência da Ucrânia para avançar nas discussões de paz.

Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, só participará das negociações de paz com a Rússia se Vladimir Putin estiver presente.

O assessor de Zelenski, Milkhailo Podoliak, afirmou que o presidente não se reunirá com nenhum outro representante russo em Istambul, exceto com Putin. Um cessar-fogo também é uma condição para o encontro.

Um encontro presencial seria o primeiro desde dezembro de 2019 e ocorre no contexto do conflito iniciado em fevereiro de 2022.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, não confirmou a presença de Putin, mas disse que a Rússia continua se preparando para as negociações.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, criticou a ajuda militar a Kiev e se ofereceu para participar da possível reunião. Contudo, ele ameaçou abandonar os esforços de mediação se não houver progresso rápido.

Retomando as condições para um encontro, Putin propôs a reunião após ignorar uma proposta ucraniana de cessar-fogo incondicional de 30 dias. A intensidade dos ataques russos continua alta, mas a Força Aérea da Ucrânia destruiu dez drones russos durante a noite, o que representa o menor número de ataques noturnos em semanas.

Leia mais em folha