Zelensky acusa Rússia de falta de compromisso com paz por ataque após acordo de trégua
Zelensky denuncia ataques russos como falta de compromisso com a paz, exigindo sanções mais severas. A trégua discutida com os EUA permanece sem aplicação clara, enquanto o conflito se intensifica no front.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que um novo ataque em larga escala da Rússia, logo após acordos de cessar-fogo, evidencia a falta de compromisso de Moscou com a paz.
Zelensky afirmou, em uma postagem na rede social X, que os ataques são um sinal claro de que a Rússia não busca uma solução pacífica e pediu mais pressão e sanções dos EUA contra o país.
Apesar do acordo de evitar bombardeios no Mar Negro e em instalações elétricas, o Kremlin impôs condições para a trégua, como o levantamento de sanções a seu banco agrícola e a readmissão no sistema internacional de pagamentos.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou estar satisfeito com o diálogo contínuo com os EUA, apontando resultados positivos.
O presidente americano, Donald Trump, comentou que acredita que a Rússia deseja encerrar o conflito, mas pode estar retardando o acordo.
Enquanto isso, a ofensiva russa persiste, com 117 drones lançados contra a Ucrânia, afetando regiões como Kryvyi Rih e Sumy. Na leste, três mortes foram registradas em Donetsk nas últimas 24 horas.
Autoridades russas informaram sobre a morte de uma jornalista em Belgorod, devido à detonação de uma mina. Um cinegrafista da equipe ficou em estado grave.