Zelensky afirma que Putin quer ‘dividir’ Europa e Estados Unidos
Zelensky alerta para as intenções de Putin de gerar divisões entre países ocidentais. O presidente ucraniano também reforça a importância de manter as sanções econômicas à Rússia.
Presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de tentar “dividir” a Europa e os EUA. A declaração foi feita durante uma coletiva em Paris, após uma cúpula de aliados de Kiev.
Zelensky afirmou que Putin desejava essa divisão, especialmente após a aproximação com Donald Trump. Ele pediu que Washington seja “mais forte” com Moscou e que os países ocidentais mantenham as sanções econômicas à Rússia.
Recentemente, os EUA informaram que houve um acordo preliminar para um possível cessar-fogo no Mar Negro, durante conversas com representantes russos na Arábia Saudita. Kiev e Moscou confirmaram as negociações, mas a Rússia estipulou condições, incluindo o alívio das sanções que afetam seu setor agrícola.
Zelensky alertou que a suspensão das sanções seria um “sinal muito perigoso”. Na França, seus aliados europeus decidiram manter as sanções por unanimidade.
Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira