Zelensky anuncia cúpula com líderes europeus na Ucrânia neste sábado, 10
Zelensky destaca a importância da coalizão de voluntários para garantir a segurança da Ucrânia em meio à invasão russa. A reunião contará com a participação de líderes da Finlândia, Noruega, França e Reino Unido, buscando fortalecer o apoio europeu ao país.
Presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou uma reunião de cúpula com líderes europeus aliados, marcada para sábado, 10, na Ucrânia.
Durante um discurso por videoconferência na reunião da Joint Expeditionary Force (JEF), Zelensky destacou: “Precisamos dessa coalizão, que deve ser forte o suficiente para garantir a segurança de acordo com nossa visão comum.”
Líderes confirmados:
- Presidente da Finlândia, Alexander Stubb – participação em reunião virtual.
- Primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre – participação em reunião com os líderes francês e britânico.
A "coalizão de voluntários" envolve cerca de trinta países sob a liderança da França e Reino Unido, apoiando a Ucrânia militar e diplomaticamente.
A aliança tem como objetivo criar uma “força de garantia” para apoiar um eventual cessar-fogo com a Rússia, após >dois anos de invasão russa.
Desde janeiro, a Europa intensifica seu apoio à Ucrânia, mas muitos países exigem uma rede de segurança dos EUA para se comprometer totalmente com o projeto.