Zelensky anuncia plano para trocar premiê da Ucrânia; oposição vê tentativa para ampliar poderes
Zelensky propõe a nomeação de Yulia Svyrydenko como nova primeira-ministra em uma tentativa de revitalizar o governo ucraniano amid a contínua invasão russa. O plano depende da aprovação do Parlamento, onde seu partido possui a maioria.
Presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou um plano para substituir o primeiro-ministro Denys Shmyhal, em sua maior reformulação desde a invasão russa.
A nova nomeação, que precisa ser aprovada pelo Parlamento, é para Yulia Svyrydenko, atual ministra do Desenvolvimento Econômico e Comércio.
Zelensky deseja "renovar" o governo e comentou sobre os planos de Svyrydenko para expandir a produção nacional de armas e fortalecer a rede de segurança social.
O presidente ucraniano ressaltou a importância do acordo com o governo Trump sobre os recursos naturais, que foi uma condição para cooperação militar.
Recentes ataques russos aumentaram a pressão sobre a Ucrânia, e a situação política está se tornando tensa, com críticas a Zelensky por abusos da lei marcial.
Donald Trump fez um ultimato à Rússia, prometendo "tarifas muito severas" a países que negociarem com Moscou, caso não aceitem um cessar-fogo em 50 dias, o que pode afetar China, Índia e Brasil.
Além disso, Trump, ao lado de Mark Rutte, anunciou um novo acordo de armas para a Ucrânia, com sistemas de defesa anti-mísseis Patriot.
Rutte alertou Putin a levar a sério as ameaças de Trump e a reconsiderar as negociações, enfatizando a necessidade de ação imediata.