Zelensky descarta possibilidade de missão da ONU ser garantia de segurança para Ucrânia
Zelensky critica a possibilidade de uma missão de paz da ONU como garantia de segurança para a Ucrânia. Ele defende a necessidade de um contingente militar europeu robusto para evitar novos ataques da Rússia.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, descartou a possibilidade de uma missão de paz da ONU garantir segurança contra novos ataques da Rússia.
Durante coletiva em Kiev com o presidente da República Tcheca, Petr Pavel, Zelensky afirmou que a ONU não protege a Ucrânia da ocupação ou da intenção de Putin de invadir novamente.
O líder ucraniano reafirmou sua preferência por um contingente militar dos parceiros europeus para impedir novas invasões.
Zelensky participará de uma reunião em Paris, na próxima quinta-feira, convocada pelo presidente francês Emmanuel Macron, para discutir o envio de tropas que garantam o respeito ao acordo de paz com a Rússia.
Ele também destacou que a ONU poderia auxiliar esse contingente, mas a Ucrânia necessita de “tropas em terra, defesa aérea, navios de guerra, aviões e Forças Armadas sérias”, além de “inteligência real” dos parceiros do país.