HOME FEEDBACK

Zelensky diz estar aberto a investimento dos EUA nas usinas nucleares da Ucrânia

Zelensky enfatiza que a usina nuclear de Zaporizhzhia permanece sob controle ucraniano, mas admite a possibilidade de investimentos dos EUA. A situação crítica da usina levanta preocupações sobre segurança e potencial acidente nuclear.

Poderios nucleares da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta quinta-feira (20), que não cederá o controle das usinas nucleares do país.

Após uma ligação com o presidente dos EUA, Donald Trump, ele deixou em aberto a possibilidade de investimento americano nas usinas. Não houve discussão sobre a propriedade das 15 usinas, mas a usina de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia, foi mencionada.

Zelensky ressaltou que ceder a usina seria ilegal, pois é do Estado ucraniano. No entanto, declarou: “Se os americanos quiserem tirá-la dos russos, isso é outra questão.”

A usina de Zaporizhzhia, que gerava cerca de um quinto da energia elétrica da Ucrânia, tem sido alvo de ataques, aumentando os riscos de um acidente nuclear.

O presidente destacou que a usina precisa de resfriamento, dificultado pela destruição da represa de Kakhovka, atribuída à Rússia. Ele enfatizou que a usina será inútil se não for ucraniana, e que o controle das usinas é uma “garantia de segurança”.

Segundo o comunicado do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e do conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, Trump ofereceu ajuda para administrar a infraestrutura nuclear da Ucrânia, afirmando que a “propriedade americana seria a melhor proteção” para as usinas.

Leia mais em valoreconomico