Zelensky diz que conversou por telefone com Trump para ‘reforçar’ as defesas aéreas da Ucrânia
Zelensky e Trump discutem colaboracão em defesa aérea e produção de drones. O presidente ucraniano busca fortalecer a segurança de seu país enquanto negociações sobre ajuda militar continuam.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta sexta-feira (4) que trabalhará com os EUA para fortalecer suas capacidades de defesa aérea.
Zelensky revelou que conversou por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, destacando a importância da cooperação em defesa aérea e a proteção do espaço aéreo ucraniano.
A conversa segue à suspensão do envio de mísseis para os sistemas antiaéreos Patriot e outra ajuda militar já acordada, enquanto os EUA avaliam suas reservas de armamento.
Ambos os líderes planejam uma reunião entre suas equipes, embora Zelensky não tenha compartilhado detalhes.
Ele também mencionou uma cooperação direta na produção de drones e tecnologias relacionadas, como discutido em uma cúpula da Otan no mês passado.
Zelensky anunciou um acordo entre empresas ucranianas e americanas para produzir centenas de milhares de drones ainda este ano.
Além disso, abordaram as transações financeiras de armamento e investimentos, com Zelensky aguardando uma resposta de Trump sobre uma oferta de compra de armamento pelos EUA com dinheiro europeu.
O presidente ucraniano reafirmou o apoio da Ucrânia a esforços para pôr fim às matanças e restabelecer uma paz justa.
Esse contato acontece após Trump ter conversado com o presidente russo, Vladimir Putin, mostrando descontentamento com a falta de avanços para a paz.
Publicado por Luisa Cardoso - Com informações da EFE