Zelensky diz que Europa pode sediar negociações com Putin
Zelensky busca apoio internacional para facilitar negociações de paz com a Rússia. O presidente ucraniano destaca a importância da pressão dos EUA para a mudança de postura de Moscou.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que Turquia, países do Golfo e nações europeias podem sediar negociações com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para encerrar a guerra na Ucrânia.
Zelensky destacou a importância de um encontro direto, mas o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que ainda não há pauta definida para a reunião.
O ucraniano declarou: “Agora, nesta semana, haverá contatos” com os países mencionados, enquanto prepara as negociações para acabar com a guerra.
Avanços dependem do apoio dos parceiros, especialmente dos Estados Unidos, para aumentar a pressão sobre Moscou. Zelensky conversou sobre o tema com o enviado dos EUA, Keith Kellogg.
Ele afirmou: “Tudo depende estritamente da vontade dos líderes mundiais” para pressionar a Rússia, que continua evitando negociações reais.
Donald Trump, presidente dos EUA, comentou que Putin pode não estar interessado em um acordo, após reunião entre Zelensky e líderes europeus.