Zelensky diz que Rússia está atrasando negociações para lançar ofensivas em três regiões
Zelensky alerta que Rússia utiliza negociações como estratégia para ganhar tempo e fortalecer sua posição militar. Ele solicita apoio financeiro da UE para fortalecer a indústria de defesa da Ucrânia e garantir a defesa contra novas ofensivas.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denuncia ações da Rússia nesta quinta-feira, afirmando que o país tenta prolongar as negociações de cessar-fogo para ganhar tempo e reforçar sua posição militar.
Zelensky afirmou que a Rússia planeja novas ofensivas nas regiões ucranianas de Zaporizhzhya, Kharkiv e Sumy. Ele escreveu nas redes sociais que Moscou está atrasando as negociações para pressionar os EUA com debates sem fim sobre falsas "condições".
A Rússia exige o levantamento de sanções ao seu setor agrícola como condição para um cessar-fogo no Mar Negro, conforme negociado com mediação dos EUA na Arábia Saudita. Zelensky alertou que suspender as sanções seria um desastre para a diplomacia.
Em relação à indústria de defesa da Ucrânia, Zelensky destacou que o país precisa de 5 bilhões de euros da UE para comprar munição de artilharia e de 20 bilhões de euros adicionais para desenvolver seu potencial.
O presidente reiterou a necessidade de um contingente militar europeu para garantir um futuro acordo de paz, pedindo uma resposta rápida sobre a mobilização das tropas e a reação a ameaças russas.
"Precisamos de um plano claro e de consenso para começar a implementar", concluiu Zelensky.