Zelensky e líderes europeus fazem apelo a Trump antes de reunião com Putin
Líderes europeus e Ucrânia buscam influenciar conversa entre Trump e Putin para evitar acordo prejudicial à soberania ucraniana. Temores crescem sobre possível troca de territórios que beneficie a Rússia e comprometa a segurança na Europa.
Líderes europeus e presidente da Ucrânia tentam persuadir Donald Trump a não fechar acordo com Vladimir Putin sobre a guerra na Ucrânia.
Trump e Putin se encontrarão no Alasca nesta sexta-feira para discutir o fim do conflito, que já dura três anos e meio. Trump sugere troca de territórios, aumentando a preocupação dos europeus.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participou de reuniões em Berlim com líderes da Finlândia, França, Reino Unido, Itália, Polônia e da União Europeia, buscando moldar a cúpula.
Trump descreveu a reunião como um "exercício de escuta", enquanto europeus temem que decisões sejam tomadas sem a participação da Ucrânia.
Os líderes destacam a importância da unidade europeia para evitar um acordo desfavorável, crucial para a segurança da Ucrânia.
Embora Trump tenha moderado as expectativas da cúpula, sua mudança de postura gerou preocupações sobre o futuro do acordo de paz.