HOME FEEDBACK

Zelensky pede a Trump que venda armas à Ucrânia e propõe fabricar drones com os EUA

Zelensky busca fortalecer laços de defesa com os EUA e enfatiza a necessidade de sistemas antiaéreos para proteger a Ucrânia. Durante a reunião, ele destacou as recentes trocas de prisioneiros e a situação atual no combate contra a Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião em Haia, compras de sistemas de defesa antiaérea para proteger o território ucraniano contra mísseis da Rússia.

Zelensky propôs também uma cooperação na fabricação de drones, destacando que os dois países podem se fortalecer mutuamente.

Em mensagem nas redes sociais, ele afirmou que conversou com Trump sobre a defesa do povo ucraniano, enfatizando a necessidade de sistemas de defesa aérea americanos.

O presidente ucraniano informou Trump sobre as reuniões das equipes técnicas de Ucrânia e Rússia em Istambul, onde foram discutidas trocas de prisioneiros e corpos de militares.

Zelensky ainda descreveu a situação no campo de batalha, afirmando que “definitivamente, Putin não está ganhando”, e corrigindo frequentemente os comentários de Trump sobre a evolução do conflito.

O presidente ucraniano parabenizou Trump por um recente ataque a alvos do programa nuclear do Irã, destacando que ações dos EUA devem enfraquecer o programa nuclear e a produção de drones da Rússia.

O Irã tem fornecido o modelo de drone Shahed à Rússia, utilizado em ataques à Ucrânia. Há informações de que o país planejava enviar mísseis balísticos à Rússia, porém seu arsenal foi reduzido por ataques israelenses.

Leia mais em exame