HOME FEEDBACK

Zelensky rejeita ceder territórios para acabar com a guerra

Zelensky reafirma compromisso de defesa territorial da Ucrânia e rejeita propostas de troca de terras. Encontro entre Trump e Putin visa discutir uma potencial trégua, mas Ucrânia mantém posição firme em relação às suas fronteiras.

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reafirma que a Ucrânia não “doará” terras à Rússia como parte de um acordo de cessar-fogo.

A declaração foi em resposta a Donald Trump, que sugeriu uma troca de territórios durante uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin marcada para 15 de agosto no Alasca.

Zelensky afirmou: “A resposta para a questão territorial ucraniana já está na Constituição da Ucrânia. Os ucranianos não doarão suas terras ao ocupante.”

Trump mencionou que as negociações seriam “complicadas”, mas que uma possível troca de terras poderia beneficiar ambas as partes.

Esse será o 1º encontro entre líderes dos EUA e da Rússia desde 2021. A Ucrânia tem rejeitado propostas que envolvam ceder partes de seu território desde a invasão russa em fevereiro de 2022.

A Rússia exige a cessão das regiões ocupadas: Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia, Kherson e a Crimeia, anexada em 2014. A Ucrânia reivindica a retirada das tropas russas e garantias de segurança.

A última rodada de negociações, em Istambul, resultou apenas em trocas de prisioneiros e sem avanços concretos.

O enviado dos EUA à Rússia, Steve Witkoff, sugeriu um encontro trilateral com Zelensky, que destacou que um cessar-fogo seria o primeiro passo.

Leia mais em poder360