Zema aproveita nó na direita e se lança pré-candidato à Presidência com perfil outsider
Romeu Zema buscará se consolidar como a principal opção da direita na corrida presidencial de 2026. O evento de lançamento de sua pré-candidatura será uma oportunidade para apresentar suas propostas e reforçar sua imagem de outsider.
Governador Romeu Zema (Novo) lança pré-candidatura à presidência
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciará sua pré-candidatura à Presidência da República neste sábado (16) durante a convenção nacional do Novo em São Paulo.
O evento contará com a presença de deputados e prefeitos do partido, que considera Zema um nome central para a direita. O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, afirmou que sua pré-candidatura depende exclusivamente dele e seu desafio é torná-lo conhecido no Brasil.
Aliados acreditam que a pré-candidatura posiciona Zema como um forte concorrente, superando outros possíveis candidatos, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO).
Embora Tarcísio afirme que não concorreria à presidência, líderes acreditam que ele é o sucessor natural de Jair Bolsonaro, atualmente inelegível. Caiado e Ratinho Jr. dependem da definição da corrida presidencial e do apoio de seus partidos.
O Novo tem a vantagem de não depender de alianças, podendo lançar Zema independentemente. O partido ainda conta com o apoio informal de Bolsonaro, que encorajou a multiplicidade de candidatos à direita.
Zema, eleito governador em 2018, destacou-se por sua postura antipetista e promete focar em um plano fiscal e em críticas às políticas econômicas de Lula. Em intervenções, ele defendeu medidas controvertidas como a remoção de moradores de rua.
Na convenção, Zema fará uma apresentação de 15 minutos ao estilo TED Talks, destacando sua trajetória e origens humildes. O evento incluirá palestras de figuras proeminentes do partido e o Novo usará recursos públicos de campanhas acumulados para 2026.