Zema usa entrevista de Renato Russo para elogiar capitalismo
Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, notifica Zema e o Novo pelo uso não autorizado da canção "Que País é Este". A notificação pede que evitem a utilização da música em futuras publicações, ressaltando a defesa dos princípios do seu pai.
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou no X uma entrevista antiga de Renato Russo, onde o cantor diz ser um “capitalista nato”.
A fala sarcástica de Russo foi em resposta a uma frase sobre “tradição, família e propriedade”.
A publicação ocorreu após Giuliano Manfredini, filho de Russo, notificar o Novo e Zema pelo uso não autorizado da música “Que País é Este” na convenção nacional do partido, realizada em 16 de agosto de 2025.
Na postagem, Zema concordou com Russo, ressaltando a importância de preservar tradições, valorizar a família e defender o capitalismo como meio de geração de riqueza.
Giuliano enviou a notificação em 19 de agosto de 2025, pedindo que a música não seja utilizada em futuras publicações. Ele soube do uso indevido por meio da imprensa e das redes sociais.
Esta não é a primeira vez que ele toma medidas legais. Em janeiro de 2024, já havia solicitado a remoção de vídeos no TikTok que usavam a música de forma política e ideológica contrária às crenças de seu pai.