Zona do euro: crescimento fica estagnado em junho com serviços e indústria em baixa
A economia da zona do euro permanece estagnada em junho, com o setor de serviços mostrando leve melhora, enquanto o industrial se mantém encolhido. A pesquisa aponta uma recuperação nas expectativas de negócios, mas a demanda geral continua em retração.
A economia da zona do euro apresentou estagnação em junho, pelo segundo mês consecutivo.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar da zona do euro, compilado pela S&P Global, ficou em **50,2**. Essa taxa permanece acima da marca **50** que indica crescimento, mas abaixo da expectativa de **50,5** da Reuters.
Jack Allen-Reynolds, da Capital Economics, comentou: “A pesquisa PMI preliminar é consistente com a estagnação da economia".
A atividade empresarial na Alemanha cresceu, com o setor industrial registrando o maior aumento de novos pedidos em mais de três anos.
Por outro lado, a França viu a atividade contrair ainda mais nos setores industrial e de serviços.
A demanda no bloco caiu pelo 13º mês, embora moderadamente, com o índice de novos negócios aumentando de **49,0** para **49,7**.
O PMI de serviços subiu para **50**, superando a leitura de maio de **49,7**. O otimismo entre as empresas de serviços aumentou, com o índice de expectativas de negócios subindo de **56,2** para **57,9**.
No setor industrial, o índice se manteve abaixo de **50**, em **49,4**, enquanto um índice de produção caiu de **51,5** para **51,0**.