Zoológico de Brasília fecha por suspeita de gripe aviária
Zoológico de Brasília suspende atividades após morte suspeita de aves. A reabertura dependerá dos resultados da análise das amostras enviadas ao Ministério da Agricultura.
Suspensão Temporária do Zoológico de Brasília
O Zoológico de Brasília suspendeu suas atividades nesta quarta-feira (28 de maio de 2025) devido a suspeitas de gripe aviária, após a morte de um pombo e um marreco.
A administração esclareceu que essas aves são de vida livre e não fazem parte do plantel do zoológico. Amostras foram enviadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária e a reabertura depende dos resultados.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou sobre a situação, afirmando que a crise é esperada e será mundial, semelhante à pandemia de Covid-19.
O zoológico afirmou que faz monitoramento constante da saúde dos animais e mantém protocolos rigorosos em casos de óbito. Até o momento, não há relatos de outros casos suspeitos no Distrito Federal.
O Brasil já confirmou casos de gripe aviária em granjas comerciais, como no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
Autoridades estão implementando ações para evitar a propagação da doença. É importante ressaltar que o vírus não representa perigo à saúde humana proveniente do consumo de carne ou ovos, mas pode ser fatal para as aves.