Zuckerberg anuncia que a Meta vai multiplicar investimento em infraestrutura de inteligência artificial (IA)
Meta aposta em mega-investimentos para alcançar liderança em inteligência artificial, com planos de construir redes de informática de alta potência. A estratégia visa desenvolver superinteligências capazes de superar as capacidades humanas e rivalizar com gigantes do setor, como OpenAI e Google.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou planos para investir “centenas de bilhões de dólares” em infraestrutura de inteligência artificial (IA) com o objetivo de desenvolver uma “superinteligência”.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Zuckerberg detalhou que a Meta está construindo centros de dados projetados especificamente para treinar e hospedar modelos de IA generativa, os quais demandam alta potência de cálculo e energia.
A Meta, que atualmente está atrás de concorrentes como OpenAI e Google, pretende criar uma IA com capacidades cognitivas superiores às humanas.
Os planos incluem:
- A primeira rede de informática, chamada Prometheus, que começará a operar em 2026.
- A Hyperion, com potencial para atingir 5 gigawatts de capacidade, o que equivale ao consumo anual de 1 a 4 milhões de lares americanos.
No mês passado, a Meta investiu mais de US$ 14 bilhões por 49% da Scale AI e ofereceu bônus de US$ 100 milhões a muitos funcionários da empresa. O CEO da OpenAI confirmou a saída de sete funcionários da Meta, incluindo o diretor-geral da Scale AI.
O modelo mais recente da Meta, Llama 4, lançado em abril, não atendeu às expectativas e ficou atrás de seus concorrentes em avaliações.
Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira