Câmara
-
Trump exalta progresso na negociação com a China sobre tarifas e retaliações, mas detalhes são vagos
Trump anuncia acordo com a China para reverter restrições comerciais após negociações em Londres. A medida busca estabilizar as relações econômicas entre os dois países, embora tarifas permaneçam inalteradas.
-
Após bate-boca, oposição leva cartazes contra Haddad ao plenário e desrespeita regra imposta por Motta
Deputados de oposição protestam contra Haddad em sessão da Câmara, ignorando proibição de cartazes. O ato ocorre após intensos debates sobre questões fiscais e aumento de impostos propostos pelo governo.
-
Enquanto governo prepara MP de cortes, resistência ao pacote aumenta no Congresso
Resistências de partidos da base do governo complicam a aprovação da Medida Provisória de ajuste fiscal, com a bancada ruralista se opondo principalmente à taxação de letras de crédito. O governo enfrenta críticas e busca equilibrar gastos e arrecadação enquanto discute alternativas com o Congresso.
-
Análise: Comboio da missão de paz de Haddad não passa sem apresentar medida pelo lado da despesa
Tensão marca a apresentação de Haddad no Congresso, com debates acalorados e ameaças de bloqueio à Medida Provisória. A situação reflete a resistência das siglas governistas diante de propostas fiscais do ministro.
-
Sóstenes desafia STF, denuncia ‘excessos’ e promete travar pautas até votação da anistia
Deputado Sóstenes Cavalcante defende anistia para detidos em atos de 8 de Janeiro e critica abusos do Judiciário. Audiência mobiliza apoio de parlamentares conservadores e defensores públicos em prol da proposta.
-
Veja vídeos de 3 momentos da reunião com Haddad que terminou em confusão com deputados na Câmara
Confusão entre parlamentares da base e oposição resultou no encerramento abrupto da audiência pública. Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfrentou acusações e xingamentos após defesa de suas políticas fiscais.
-
União e PP desmoralizam debate fiscal, diz líder do PT após federação ameaçar votar contra governo
Lindbergh Farias critica a posição da federação União-PP e defende a necessidade de ajustes fiscais. O deputado aponta inconsistências na decisão e destaca a importância da contribuição de todos para o debate fiscal.
-
Moraes formaliza pedido de extradição de Zambelli da Itália para cumprimento de pena
Moraes formaliza pedido de extradição da deputada Carla Zambelli à Itália, onde ela está foragida. A parlamentar é acusada de crimes relacionados a invasões de sistemas do Judiciário e tentativa de desacreditar instituições brasileiras.
-
Taxas curtas dos DIs sobem com fiscal no foco e longas cedem após inflação nos EUA
Taxas do DI de curto prazo sobem com tensão fiscal, enquanto taxas longas acompanhando queda dos Treasuries refletem otimismo com inflação nos EUA. A audiência pública do ministro da Fazenda intensificou os movimentos no mercado financeiro, à espera de decisão do Copom.
-
Oposição articula “obstrução total” contra governo e apresenta estudo sobre tributos
Oposição na Câmara se une para barrar projetos do governo Lula. A estratégia de obstrução inclui debates sobre anistia, novos impostos e responsabilização de redes sociais.
-
Federação União Brasil-PP deve votar contra a MP de Haddad
União Progressista se posiciona contra a MP do governo Lula para evitar aumento de impostos. Líderes da federação prometem reunião para discutir a estratégia nas bancadas do Senado e da Câmara.
-
Gleisi diz que “andar de cima” resiste a correções de Haddad
Gleisi Hoffmann atribui recuo de partidos à pressão do mercado financeiro sobre a nova tributação. A ministra defende a necessidade de uma carga maior sobre setores privilegiados, como o agronegócio e o mercado imobiliário.
-
Governador da Califórnia enfrenta Trump em público e ganha força para 2028
Protestos em Los Angeles marcam o início de um embate entre o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o presidente Donald Trump. A disputa sobre a imigração e a presença da Guarda Nacional no estado galvaniza a oposição e projeta Newsom como uma potencial liderança futura do Partido Democrata.
-
Líder do PL na Câmara diz que julgamento no STF é “de cartas marcadas”
Sóstenes Cavalcante critica imparcialidade do STF no julgamento de Bolsonaro. Ele elogia desempenho do ex-presidente durante depoimento, destacando sua calma e segurança.
-
‘Qual ministro vai querer prestar esclarecimentos?’, questiona Haddad após tumulto na Câmara
Haddad critica comportamento de parlamentares e defende a importância do diálogo entre Executivo e Legislativo. O ministro aponta que desrespeitos nas audiências públicas podem inviabilizar futuras participações de autoridades no Congresso.
-
LCI e LCA taxados: faz sentido acabar com a isenção de impostos? Entenda polêmica em 8 pontos
Ministro da Fazenda apresenta medidas alternativas ao aumento do IOF, incluindo a tributação de ativos imobiliários e do agronegócio. A proposta visa gerar uma arrecadação significativa, mas enfrenta resistência no Congresso e críticas de especialistas e setores afetados.
-
Corte de gastos e Reforma Administrativa são necessários pois 'está insuportável', diz Motta
Hugo Motta pede liderança do governo na Reforma Administrativa e corte de gastos para enfrentar a crise fiscal. Ele critica propostas que aumentam impostos sem adoção de medidas de austeridade necessárias.
-
Não há 300 mi que falam português, diz Haddad sobre views de Nikolas
Haddad contesta número de visualizações de vídeo de Nikolas sobre fiscalização do Pix e gera debate acalorado na Câmara. Deputado ironiza crítica do ministro e defende a viralização do conteúdo como manifestação popular.
-
Motta diz que reunião com Haddad no domingo foi muito propositiva, e outras deverão acontecer
Hugo Motta defende corte de gastos e reitera compromisso do Congresso com a responsabilidade fiscal. Encontros com a equipe econômica visam encontrar alternativas para evitar aumento de impostos e equilibrar as contas públicas.
-
Governo tem que lançar logo MP alternativa ao IOF, diz Lindbergh
Lindbergh Farias afirma que o governo apresentará ainda hoje a medida provisória com alternativas ao aumento do IOF. Ele destaca a importância de um debate legítimo sobre a contribuição dos mais ricos na divisão das contas do país.
-
MP que eleva imposto de LCIs e LCAs sai nesta 4ª feira, diz líder
Governo se prepara para lançar MP que altera isenção de impostos e visa aumentar arrecadação. A proposta será debatida no Congresso para evitar congelamento de recursos essenciais ao Orçamento de 2025.
-
Haddad: ‘Após (hostilidade a) Marina e comigo, qual ministro vai querer prestar esclarecimentos?’
Haddad critica desrespeito de parlamentares em audiência no Congresso. Ministro aponta que atitudes estão prejudicando o diálogo entre Executivo e Legislativo.
-
Líder do PL busca apoio para tentar reverter cassação de Carla Zambelli
Deputado Sóstenes Cavalcante busca apoio entre partidos para reverter cassação da deputada Carla Zambelli. O presidente da Câmara reafirma que a decisão final sobre o caso cabe ao Plenário, garantindo o direito de defesa da parlamentar.
-
Motta diz que não serve a ‘projeto político de ninguém’ e que taxação de títulos terá ‘reação ruim’
Hugo Motta alerta para a insatisfação do Congresso e do setor produtivo em relação às mudanças no IOF. Ele defende a necessidade de cortes de gastos e uma reforma administrativa para garantir um ambiente econômico favorável ao crescimento do Brasil.
-
Haddad diz que Brasil pode iniciar ‘ciclo virtuoso’ com aprovação de medidas do governo no Congresso
Ministro da Fazenda destaca crescimento do PIB e redução do desemprego, mas reforça a necessidade de manter o controle da inflação. Ele também menciona a importância da colaboração entre os Poderes para alcançar esses resultados positivos.
-
Motta volta a dizer que é hora discutir corte nas despesas obrigatórias
Hugo Motta ressalta a urgência de um corte nas despesas obrigatórias para evitar ingovernabilidade e garantir a responsabilidade fiscal. O presidente da Câmara destaca a necessidade de diálogo entre o Congresso e o Executivo para enfrentar a insatisfação da sociedade com o aumento de tributos.
-
Líderes da Câmara criticam e resistem a medidas propostas por Haddad como alternativa ao aumento do IOF
Líderes da Câmara se manifestam contra propostas de aumento de impostos, destacando a tributação de aplicações financeiras e fintechs. A resistência se acentua entre as bases aliadas do governo, que avaliam alternativas para evitar a aprovação das medidas.
-
Corte de gastos e Reforma Administrativa são necessários pois situação hoje 'está insuportável para o país', diz Motta
Hugo Motta afirma que o governo Lula precisa liderar a discussão sobre a reforma fiscal e cortes de gastos. Críticas ao pacote fiscal do ministro Fernando Haddad ressaltam a insatisfação do Congresso com o aumento de tributos sem ações concretas na administração pública.
-
“Não se cassa a palavra de deputado”, diz Feliciano sobre Nikolas
Deputado Marco Feliciano critica Rogério Correia por encerrar sessão conturbada na Câmara. Confusão se intensificou após críticas de Haddad a deputados da oposição durante audiência pública.
-
Reforma eleitoral é adiada no Senado por impasses sobre militares, redes e cotas
Senadores discutem pontos controversos do novo Código Eleitoral, como quarentena para militares e cota de gênero. A votação foi adiada novamente, com pressa para aprovação antes das eleições de 2026.
-
LCI e LCA taxados: faz sentido acabar com a isenção de impostos? Entenda polêmica em 8 pontos
Proposta do governo aumenta tributação sobre títulos de crédito, provocando reações no mercado financeiro e setores afetados. A expectativa é de um impacto significativo no custo de captação para o setor imobiliário e agrícola.
-
Câmara do Rio aprova uso de arma de fogo por Guarda Municipal
Novo grupamento da Guarda Municipal terá poder de uso de arma de fogo e exigirá câmeras corporais. A medida, aprovada com 34 votos a favor, visa fortalecer a segurança na cidade do Rio de Janeiro.
-
Haddad compara bate-boca com Nikolas a audiência com Marina Silva
Haddad critica a falta de diálogo durante audiência e a saída de deputados. O ministro questiona a eficácia de debates que não garantem espaço para respostas.
-
Haddad critica Nikolas e Jordy, é chamado de ‘moleque’ e tumulto encerra audiência; veja vídeo
Tumulto na Câmara encerra audiência com ministro da Fazenda. Confusão começou após críticas de deputados, resultando em bate-boca e apelos para a continuação da sessão.
-
Haddad: MP com medidas já saiu da Fazenda e está no Planalto
Medida provisória com alternativas ao IOF é enviada ao Planalto pelo ministro da Fazenda. Haddad destaca que mudanças devem ocorrer ainda hoje, com ajustes na tributação de títulos e aplicações financeiras.