Congresso
-
Nos últimos 40 anos, Congresso só derrubou 2 decretos presidenciais, como quer fazer com IOF de Lula
Parlamentares buscam anular decreto de Lula que eleva alíquota do IOF, em um momento de articulação política intensa no Congresso. A possibilidade de derrubada do decreto, já protocolado em pelo menos 22 PDLs, reflete uma insatisfação generalizada entre os deputados e pode impactar diretamente as emendas parlamentares.
-
Bastidores: Hugo Motta ‘segura a onda’ da oposição, veta urgência do IOF e dá respiro a Haddad
Hugo Motta adia votação sobre aumento do IOF e garante prazo para que governo apresente alternativas. A oposição aceita a situação, mas pressão aumenta devido à insatisfação com a alta de impostos.
-
Andreazza: ‘Haddad é claro: se o Congresso mexer no IOF, parlamentares perderão emendas’; veja
Carlos Andreazza critica a estratégia fiscal do governo Lula, destacando a pressão sobre o Parlamento para evitar cortes nas despesas. O colunista alerta para as consequências da escolha por aumentar gastos em vez de realizar reformas estruturais, refletindo o aumento no endividamento do país.
-
Caso IOF é confissão de incompetência do governo Lula e do ministro Haddad
Governo pressiona Congresso a aceitar alta do IOF sob a ameaça de paralisação das finanças públicas. A falta de alternativas viáveis pode levar a um colapso na execução orçamentária e nas emendas parlamentares.
-
Haddad diz que Lula traz ‘estabilidade emocional’ ao País
Haddad defende a liderança de Lula como fundamental para a estabilidade política e emocional do Brasil. O ministro destaca a importância do diálogo entre oposição e governo para impulsionar investimentos no país.
-
Moody’s piora perspectiva do Brasil e cita deterioração acentuada na capacidade de pagar dívida
Mudança na perspectiva do rating do Brasil sinaliza desafios fiscais persistentes e a necessidade urgente de reformas. A Moody’s mantém a classificação Ba1, mas ressalta riscos de rebaixamento se esforços de consolidação forem insuficientes.
-
Da ‘copresidência’ à desilusão: como Musk se afastou de Washington? Entenda
Musk expressa desilusão com governo Trump e critica lei orçamentária que, segundo ele, aumenta o déficit. O bilionário se afasta da política, focando em suas empresas, enquanto mantém um pé na aliança com o presidente.
-
Qual a visão de Trump para o mundo? Uma divisão entre três potências
Trump busca normalizar relações com Rússia e China, visando acordos que reconfiguram esferas de influência. Analistas alertam que suas estratégias podem remeter a práticas imperialistas do século 19.
-
Sanção de Trump a Moraes pode provocar ruptura entre Brasil e EUA, diz NYT
Possíveis sanções dos EUA a Alexandre de Moraes levantam preocupações sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos. O governo brasileiro tenta evitar uma diplomacia conturbada enquanto enfrenta pressões de autoridades conservadoras americanas.
-
Eduardo Bolsonaro critica Alexandre de Moraes e fala sobre possível candidatura à Presidência
Eduardo Bolsonaro critica Alexandre de Moraes e busca apoio dos EUA para sanções. O deputado também menciona a possibilidade de candidatura à presidência, dependendo da indicação de seu pai, Jair Bolsonaro.
-
Ministério da Justiça diz que recebeu ofício dos Estados Unidos sobre atuação de Moraes
O ofício do governo americano destaca preocupações sobre a atuação de Moraes em relação à liberdade de expressão. O ministro enfrenta um processo por sua decisão de bloquear perfis na plataforma Rumble, vinculada ao ex-presidente Donald Trump.
-
Ministério da Justiça diz que recebeu ofício dos EUA sobre atuação de Moraes
Governo dos EUA alerta sobre limites da jurisdição brasileira em relação a ações de ministro do STF. Caso destaca tensões entre liberdade de expressão e intervenções judiciais internacionais.
-
Aumento do IOF é 'natimorto' e Congresso espera alternativa do governo, diz Arnaldo Jardim
Deputado critica o decreto do IOF e afirma que ele fere princípios da reforma tributária. Arnaldo Jardim pede alternativa do governo para evitar distorções no sistema tributário e impacto negativo nos investimentos.
-
Após rebaixamento de perspectiva pela Moody’s, Fazenda reafirma compromisso com ajuste fiscal e reformas
Ministério da Fazenda se compromete com reformas fiscais após reavaliação da Moody’s. A agência elogiou a economia brasileira, mas aponta a necessidade de mais avanços na gestão fiscal.
-
Gestão diz desconhecer proposta para incluir medidas de ajuste fiscal em reforma administrativa
Ministério se pronuncia sobre reforma administrativa e nega conhecimento de propostas de ajuste fiscal. Debate no Congresso ganha força após críticas ao reajuste do IOF e pressão por alternativas do governo.
-
Preconceito com iniciativa privada freia mercado de capitais no Brasil, diz Barroso
Barroso critica o preconceito contra a iniciativa privada e aponta a complexidade do sistema tributário como entraves ao crescimento do mercado de capitais. Ele ressalta ainda a importância da segurança jurídica e do papel do Judiciário na dinâmica econômica do país.
-
Ibovespa cai 1% pressionado pela alta de juros em meio a sinais de economia forte
A pressão dos juros futuros e incertezas sobre a Selic impactam o desempenho do Ibovespa. Enquanto isso, os mercados globais reagem a tensões comerciais entre EUA e China.
-
Cúpula do Congresso joga para a base em discurso contra IOF, avalia governo
A relação entre o governo e o Congresso se mantém estável, apesar da pressão gerada pelo aumento do IOF. Os líderes partidários buscam alternativas para evitar uma crise política mais profunda.
-
EUA planejam ampliar sanções a empresas de tecnologia da China com repressão a subsidiárias
Governo dos EUA considera novas sanções contra subsidiárias de empresas chinesas em um movimento para restringir a ascensão tecnológica da China. A expectativa é que as regulamentações sejam anunciadas em junho, gerando novas tensões entre as potências.
-
Juros futuros sobem puxados por PIB forte no Brasil e desconforto com IOF
Taxas dos DIs sobem pela terceira vez consecutiva impulsionadas por dados positivos do PIB brasileiro e incertezas sobre o IOF. Expectativas de manutenção da Selic em junho aumentam, à medida que o consumo das famílias se revela resiliente.
-
Elon Musk chegou a Washington empunhando uma motosserra e sai deixando turbulência e expectativas frustradas
Musk deixa seu cargo de conselheiro sênior após tumultuada passagem pela Casa Branca, marcada por demissões em massa e promessas não cumpridas. Sua saída acontece em meio a críticas e frustrações sobre a eficácia de suas iniciativas para reformar o governo federal.
-
Dólar tem alta de 0,91% com impasse do IOF e tarifas dos EUA
O aumento do dólar reflete incertezas no mercado devido ao impasse sobre a alta do IOF. Investidores também monitoram decisões sobre tarifas dos EUA que impactam o comércio internacional.
-
EUA tenta identificar impostor que se passou pela chefe de Gabinete de Trump
Investigação busca identificar impostor que se fez passar por Susie Wiles e contatou figuras proeminentes dos EUA. Casa Branca teme que a segurança cibernética tenha sido comprometida e está conduzindo apurações.
-
Jamie Dimon diz que rachadura no mercado de títulos “vai acontecer” nos EUA
Jamie Dimon prevê uma instabilidade iminente no mercado de títulos dos EUA, alertando sobre as consequências dos excessos fiscais e monetários. O CEO do JPMorgan Chase destaca a necessidade de mudanças na gestão da dívida e regulamentações para prevenir uma crise.
-
Sell in may and go away? Por que bolsa, dólar e juros “azedaram” no último dia do mês
Perdas nos ativos brasileiros marcam o encerramento de maio, em meio a tensões comerciais e incertezas fiscais. Apesar do recuo momentâneo, analistas continuam otimistas quanto ao potencial de valorização a médio e longo prazo.
-
Eduardo Bolsonaro ataca Moraes e admite disputar Presidência caso receba apoio do pai
Eduardo Bolsonaro, em meio a investigações, critica o Supremo e manifesta interesse em ser candidato à presidência caso recebam a missão de seu pai. Ele afirma que o ministro Alexandre de Moraes age como "um tirano" e promete buscar sanções contra ele nos Estados Unidos.
-
PIB e emprego sobem, mas situação das contas públicas preocupa o governo; entenda o cenário
Apesar do crescimento econômico e recordes de renda e emprego, o Brasil enfrenta desafios fiscais que podem comprometer a recuperação. Especialistas alertam para os riscos de gastos excessivos e a inflação, que ameaçam a estabilidade financeira do país.
-
Lula negocia dívidas da rede privada para reduzir fila do SUS
O programa visa acelerar o atendimento no SUS através de parcerias com instituições privadas e expansão da telessaúde. Com isso, o governo espera reduzir significativamente as filas para exames e cirurgias especializadas.
-
Jamie Dimon diz que rachadura no mercado de títulos do Tesouro americano 'vai acontecer'
Jamie Dimon prevê uma crise iminente no mercado de Treasuries devido à excessiva intervenção do governo e do Federal Reserve. O CEO do J.P. Morgan Chase alerta que os investidores devem estar preparados para mudanças significativas na política fiscal.
-
Jamie Dimon diz que rachadura no mercado de títulos do Tesouro americano 'vai acontecer'
Jamie Dimon alerta para uma possível crise no mercado de títulos do Tesouro americano após excessos de gastos do governo e do Fed. O CEO do J.P. Morgan destaca a necessidade de mudanças na gestão da dívida e intervém sobre a disciplina fiscal dos investidores.