Legislativo
-
‘Ainda não vi proposta melhor para o Imposto de Renda’, diz Haddad durante audiência tumultuada na Câmara
Haddad defende reforma do Imposto de Renda em audiência e aponta necessidade de justiça fiscal no Brasil. O ministro destaca a importância da colaboração entre os Poderes para a aprovação das mudanças propostas.
-
Van Hattem acusa Moraes de ‘trair’ princípios democráticos que defendia em 2017
Deputado critica ministro do STF por prisão de Carla Zambelli e clama por investigação. Van Hattem destaca contradições nas decisões de Alexandre de Moraes e pede restaurar a separação dos Poderes.
-
“Eu vim aqui em missão de paz”, diz Haddad na Câmara
Haddad busca apoio do Congresso para implementar cortes de gastos e ajustes fiscais. Durante audiência pública, o ministro elogiou a colaboração entre Legislativo e Executivo na promoção de reformas econômicas.
-
Dino defende regulação das plataformas após exibir posts sobre massacres
Flávio Dino defende regulação da liberdade de expressão em meio a debate sobre responsabilidade das plataformas digitais. Ministros do STF discutem a remoção de conteúdos violentos e a necessidade de ações contra a desinformação e ameaças a escolas.
-
Não consigo “enxergar” proposta melhor para o IR, diz Haddad
Haddad defende a proposta de isenção do IRPF, que ele acredita ser a melhor opção para promover justiça social e reduzir a desigualdade no país. O ministro também ressaltou a necessidade de taxação mais justa entre os altos rendimentos e as reformas já realizadas na economia brasileira.
-
Para empresários, Motta diz que comunicou ao governo ‘reação ruim’ sobre IOF
Hugo Motta alerta sobre a insatisfação no Congresso com mudanças no IOF e defende isenções para agronegócio e setor imobiliário. Ele enfatiza a importância de medidas fiscais estruturantes e participação da sociedade civil para a reforma administrativa.
-
Hugo Motta diz que pacote de Haddad paraa substituir aumento do IOF terá reação ‘muito ruim’ do Congresso
Hugo Motta alerta que o pacote fiscal de Haddad encontrará resistência entre congressistas e empresários. Ele destaca a importância dos investimentos isentos de Imposto de Renda e pede ações concretas do governo para reduzir despesas.
-
Haddad promete reconquista do grau de investimento e faz acenos ao Congresso
Haddad acredita que medidas econômicas podem levar o Brasil a um crescimento sustentável. Ele destaca a redução de riscos fiscais como um passo importante para recuperar o grau de investimento do país.
-
“Arrecadar sem cortar gastos não funciona”, diz Motta antes de Câmara receber Haddad
Presidente da Câmara critica aumento de tributos sem cortes de gastos e reafirma resistência do Legislativo. Motta ressalta que a discussão fiscal deve ser uma prioridade nacional e não ideológica.
-
Pacote do governo para substituir alta do IOF deve ter 'reação muito ruim' no Congresso, diz Motta
Hugo Motta critica pacote fiscal de Haddad e prevê descontentamento no Congresso e entre empresários. O presidente da Câmara alerta para consequências negativas da taxação de títulos vinculados ao agronegócio e setor imobiliário.
-
Ao vivo: CCJ do Senado analisa novo Código Eleitoral
Senado analisa novo Código Eleitoral em votação que pode impactar as eleições de 2026. Entre as mudanças, destacam-se auditoria das urnas eletrônicas e reserva de 20% das vagas para mulheres.
-
“Morador da cobertura vai pagar parte do condomínio”, diz Haddad sobre nova MP
Governo propõe novo pacote fiscal para elevar tributos sobre investimentos e instituições financeiras. Medidas visam cobrir rombo fiscal e geram críticas entre parlamentares e setores produtivos.
-
Inflação nos EUA, Haddad na Câmara, novo decreto do IOF e falas de Galípolo e Motta
Expectativa em torno da inflação nos EUA pode impactar a decisão do Federal Reserve sobre taxa de juros. No Brasil, ministro da Fazenda apresenta propostas fiscais enquanto investidores aguardam fluxo cambial e dados econômicos.
-
STF julga Marco Civil da Internet nesta 4ª feira
STF analisa responsabilidade de redes sociais sobre conteúdos publicados e a necessidade de ordens judiciais para remoção. O julgamento possui implicações significativas para a regulamentação da internet e a proteção contra a desinformação.
-
Propostas de ajuste fiscal enviadas pelo governo estão paradas no Congresso
Apesar da pressão por cortes de gastos, o Congresso não avança em propostas de ajuste fiscal, como a eliminação dos "supersalários". A paralisação dessas iniciativas levanta questionamentos sobre o comprometimento legislativo com a responsabilidade fiscal.
-
Câmara aprova projeto que facilita cancelar contribuição sindical
Nova legislação permitirá que trabalhadores cancelem contribuição sindical pela internet. Projeto, agora no Senado, revoga dispositivos da CLT considerados obsoletos.
-
BC quer incluir regulação do mercado de capitais na PEC da autonomia
Banco Central propõe mudanças na PEC 65 para ampliar suas atribuições no mercado de capitais. A alteração visa fortalecer a regulação e supervisão em um setor em crescimento, buscando alinhamento com padrões internacionais.
-
A líderes do governo, Alcolumbre reclama de despacho de Dino sobre emendas para saúde
Tensão entre Legislativo e Judiciário aumenta após decisão do STF sobre emendas paralelas. O presidente do Senado expressa preocupações quanto à falta de transparência e possíveis conflitos futuros.
-
Decisão do STF sobre emendas provoca insatisfação na Câmara e pressiona governo
Decisão do STF gera tensão entre Executivo e Legislativo, afetando tramitação de medidas do governo. Presidente da Câmara convoca líderes para discutir impacto das emendas na execução orçamentária.
-
Câmara se prepara para “folgão” das festas juninas com ritmo lento de votações
Câmara dos Deputados enfrenta dificuldades para manter votações em junho devido ao São João e feriados. A participação dos parlamentares nas festas juninas pode resultar em sessões esvaziadas e menos propostas relevantes aprovadas.
-
Medidas para compensar IOF garantem meta e vão atingir apenas ‘moradores da cobertura’, diz Haddad
Ministro Fernando Haddad comunica ao presidente Lula as novas propostas tributárias discutidas com líderes do Congresso. Medidas visam corrigir distorções e promover justiça fiscal, sem afetar diretamente a população.
-
Congresso decidirá sobre descontos no INSS, diz Queiroz
Ministro destaca que decisão sobre descontos associativos ficou a cargo do Congresso Nacional. Aprovado requerimento de urgência para votação do projeto que pode alterar arrecadação de associações e sindicatos.
-
Fintechs vão recorrer ao Legislativo para discussões sobre CSLL, diz associação
Fintechs afirmam que aumento da tributação proposto pelo governo pode elevar custos e impactar sua competitividade no mercado financeiro. Representantes do setor buscam interlocução no Congresso para apresentar emendas às medidas previstas.
-
Líderes da Câmara fazem reunião emergencial para discutir solicitação de Dino sobre emendas “paralelas”
Reunião de emergência busca alinhar posicionamentos após exigência do STF sobre emendas orçamentárias. Deputados temem que tensões impactem a tramitação de pautas relevantes para o governo.
-
Reforma administrativa pode incluir o 'jabuti' do ajuste fiscal, diz relator
Discussões sobre ajuste fiscal na reforma administrativa geram controvérsas entre Executivo e Congresso. Parlamentares e especialistas reivindicam regulamentações que melhorem a gestão pública e tratem de estabilidade e contratações temporárias.
-
Haddad: Títulos isentos causavam distorção e tributação favorecerá mercado financeiro
Proposta do governo visa corrigir distorções no mercado de crédito e aumentar a equidade tributária. Haddad destaca que a nova alíquota de JCP e a taxação de títulos beneficiarão o mercado financeiro.
-
Fala de Motta sobre IOF foi prudente e gastos serão discutidos em comissão, diz Haddad
Haddad destaca a importância de ouvir o Congresso antes da aprovação das medidas de compensação ao aumento do IOF. Ele também revela propostas de elevação de impostos e cortes de isenção fiscal para enfrentar a situação econômica.
-
Governo enviará de novo proposta de aumentar juros sobre capital próprio, que não foi analisada pelo Congresso em 2024
Governo busca alternativas na tributação para compensar rejeições legislativas. Proposta de elevar a taxação do JCP visa aumentar a arrecadação após recuo no IOF.
-
É preciso revisar gastos o mais rápido possível, independente de eleição, diz CEO do BTG
Bancos pedem urgência em reformas fiscais para garantir sustentabilidade orçamentária. CEOs alertam para necessidade de revisão das despesas públicas para evitar crise futura.
-
Embate sobre aumento de impostos mostra que governo segue perdendo cabo de guerra com Congresso
Conflitos entre o governo e o Congresso se intensificam, dificultando a aprovação de medidas fiscais essenciais. A resistência de parlamentares a aumentos de impostos e a falta de disposição do Executivo para cortar despesas complexificam o cenário fiscal à frente das eleições de 2026.