Lula
-
Maioria acha que Trump não reverterá inelegibilidade de Bolsonaro, diz Genial/Quaest
Estudo revela que 59% dos brasileiros duvidam da capacidade de Trump de influenciar a inelegibilidade de Bolsonaro. A pesquisa também destaca diferenças significativas nas opiniões conforme a orientação política dos entrevistados.
-
A traição ao irmão do ‘Capitão Nascimento’ e a aposta do general que planejou matar Lula e Moraes
General Mário Fernandes admite autoria de plano para assassinar líderes políticos e propõe golpe como resposta a frustrações e ressentimentos. Entre justificativas e arrependimentos, sua revelação gera desconfiança e questiona a integridade das Forças Armadas.
-
Lula pede diálogo com Trump sobre tarifaço e defende soberania em minérios
Lula pede diálogo com Trump antes da taxação de 50% sobre produtos brasileiros. Presidente critica ações de Eduardo Bolsonaro e ressalta a importância da parceria entre Brasil e Estados Unidos.
-
Ex-chefe do Comando de Operações Terrestres diz que ‘não tinha poder, nem tropa’ para golpe
General Theóphilo nega envolvimento em plano golpista e classifica acusações como ilógicas. Ele reafirma lealdade ao comandante do Exército e descreve reunião com Bolsonaro como um desabafo sem propostas ilegais.
-
Bolsonarismo paulista rejeita candidatura de Ricardo Nunes ao governo de São Paulo
Ricardo Nunes enfrenta oposição da ala bolsonarista em São Paulo, que vê sua candidatura ao governo como um risco para o alinhamento conservador na corrida eleitoral. Aliados e críticos divergem sobre a viabilidade de sua candidatura, especialmente em relação ao futuro político de Tarcísio de Freitas.
-
CPI contra Moraes e viagem a Israel: os diálogos que a PF encontrou no celular de Bolsonaro; veja
Diálogos do celular apreendido de Jair Bolsonaro revelam esforços para mobilizar apoio político e empresarial após sua saída da presidência. Conversas incluem planejamentos de CPIs e tentativas de minar projetos de lei durante o governo Lula.
-
‘Bolsonaro não merece o sacrifício do povo brasileiro’, diz Lula sobre o tarifaço de Trump
Lula critica legado de Bolsonaro e destaca dificuldade nas relações internacionais. O presidente menciona a nova tarifa imposta pelos EUA e o período de isolamento do Brasil sob a gestão anterior.
-
Se os minerais são críticos, quem explorará é o Brasil, diz Lula
Lula anuncia comissão para mapear riquezas não exploradas no Brasil e garante controle estatal sobre minerais críticos. A medida visa assegurar que o povo brasileiro se beneficie das riquezas do solo e subsolo.
-
59% dos eleitores rejeitam influência de Trump sobre caso Bolsonaro
A pesquisa indica um ceticismo generalizado entre os eleitores brasileiros em relação ao poder de Donald Trump de alterar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. A divisão nas opiniões revela uma descrença acentuada entre apoiadores do atual governo e da oposição.
-
Líder do governo no Senado aponta dificuldades para Trump adiar prazo de tarifas
Senadores brasileiros tentam distensionar relações comerciais com os EUA em meio ao aumento de tarifas anunciado por Trump. A missão diplomática busca criar um ambiente propício para negociações futuras entre os dois países.
-
INSS vai avisar pelo WhatsApp mais de 1 milhão de aposentados que ainda podem pedir devolução
Governo realiza busca ativa por meio de mensagens no WhatsApp para restituir descontos indevidos a mais de 1 milhão de beneficiários. A medida visa facilitar o acesso ao ressarcimento e melhorar a imagem do governo após fraudes anteriores.
-
Bolsonaro não merece o sacrifício do povo brasileiro, diz Lula
Lula critica atitudes de Bolsonaro em relação às tarifas dos EUA e afirma que o ex-presidente será julgado pela Justiça. Presidente reafirma seu desejo de negociar com Trump, apesar das tensões entre os países.
-
Lula: Nenhuma empresa poderá vender mineral crítico sem conversar com o governo
Lula determina que vendas de minerais críticos no Brasil precisam de autorização do governo, reforçando a soberania nacional sobre essas riquezas. O presidente também critica tarifas comerciais dos EUA e pede diálogo para resolver divergências.
-
A poucos dias da taxação, Lula pede diálogo com Trump e defende soberania em minérios
Lula pede diálogo com Trump para evitar taxações sobre produtos brasileiros e critica ações de Eduardo Bolsonaro. Presidente anuncia criação de comissão para levantamento e controle das riquezas minerais do Brasil.
-
Montadoras avisam a Lula que vão demitir se vier pacote pró-China
Montadoras alertam sobre perdas econômicas e demissões em massa devido à nova norma do governo. Medida pode resultar em um corte de R$ 60 bilhões nos investimentos planejados e a extinção de até 60 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.
-
Lula diz que minerais críticos pertencem ao povo brasileiro; 'por que vou dar para outro pegar?'
Lula defende a soberania brasileira sobre reservas minerais e destaca a importância da pesquisa para identificar riquezas ainda não exploradas. Durante a inauguração da usina GNA 2, o presidente reforçou que o povo brasileiro deve usufruir dos recursos naturais do país.
-
Governadores vão se reunir com governo Lula para discutir saídas ao tarifaço dos EUA
Governadores buscam diálogo com o governo federal para enfrentar tarifas dos EUA; reunião ainda será agendada. Ministro das Relações Exteriores tenta contato com Washington enquanto Brasil prepara plano de contingência.
-
Em Nova York, chanceler de Lula acena a governo dos EUA que está disponível para falar sobre tarifas
Ministro busca diálogo com governo americano para evitar a imposição de tarifas altas sobre produtos brasileiros. A interação pode ocorrer por diferentes meios, dependendo da abertura de Washington para as negociações.
-
Em Washington, Jaques Wagner diz acreditar não ser possível adiar o tarifaço
Senadores brasileiros tentam convencer autoridades e empresários dos EUA a negociar a implementação de tarifas sobre produtos do Brasil. Apesar da expectativa positiva, o líder do governo no Senado é cético quanto à possibilidade de adiar o prazo previsto para 1º de agosto.
-
Governo brasileiro diz que soberania é inegociável em nota sobre tarifa dos EUA
Governo reafirma seu compromisso com a soberania, enquanto mantém canais de diálogo abertos com os EUA para resolver disputas comerciais. As relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos, que datam de mais de duas séculos, permanecem como uma prioridade para o executivo brasileiro.
-
Brasil sai do Mapa da Fome após queda na população em risco de subnutrição
Brasil é retirado do Mapa da Fome com menos de 2,5% da população em risco de subnutrição. A melhoria dos indicadores é atribuída ao plano Brasil Sem Fome, que integra diversas políticas sociais.
-
'O que a família Bolsonaro está fazendo contra o Brasil é imperdoável', diz Eduardo Leite
Governador Leite critica a família Bolsonaro e o presidente Lula por suas posturas em relação ao tarifaço dos EUA. Durante debate, ele ressaltou a importância do multilateralismo e a necessidade de fortalecer a diplomacia brasileira.
-
Governadores vão se reunir com governo Lula para discutir saídas ao tarifaço dos EUA
Governadores buscam unificação para enfrentar tarifas de importação dos EUA. Reunião com o governo federal será agendada para discutir estratégias de resposta ao tarifaço.
-
Não é humilhação ligar para Trump, diz Ciro Nogueira a Lula
Ciro Nogueira pede a Lula que dialogue com Trump para reverter tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O senador destaca a necessidade de pragmatismo e união em defesa dos interesses nacionais.
-
Em Nova York, chanceler de Lula acena a governo dos EUA que está disponível para falar sobre tarifas
Ministro Mauro Vieira busca diálogo urgente com o governo dos EUA para evitar a nova sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. Reuniões e gestos diplomáticos são mobilizados enquanto as negociações comerciais se tornam cada vez mais críticas.
-
Ao vivo: Lula e ministros inauguram usina termelétrica GNA II no Rio
Inauguração da Usina GNA II marca avanço na matriz energética brasileira. Com investimento de R$ 7 bilhões, empreendimento promete atender 8 milhões de residências e impulsionar a transição energética no país.
-
Em Washington, líder do governo no Senado diz acreditar não ser possível expandir prazo de tarifas
Senadores brasileiros tentam negociar tarifas de 50% com autoridades dos EUA. A delegação liderada por Jaques Wagner enfrenta desafios para adiar a implementação das sobretaxas.
-
Nath Explica: O que as pesquisas eleitorais têm a ver com o mercado financeiro?
Entenda como a percepção sobre a atuação do governo Lula impacta as oscilações no mercado financeiro. A análise inclui a relação entre pesquisas eleitorais e a bolsa de valores.
-
Lula participa da inauguração da maior usina termelétrica a gás natural da América Latina
Lula da Silva inaugura nova usina em São João da Barra, que promete gerar energia limpa e segura para milhões. O empreendimento representa um investimento significativo na transição energética do Brasil.
-
WSJ defende soltura de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, e questiona STF
Editorial do The Wall Street Journal pede liberação de Filipe Martins e critica uso de registros falsos como justificativa para sua detenção. O texto aponta a fragilidade das evidências e defende que Martins deveria estar livre para preparar sua defesa.