Washington
-
Senador dos EUA diz que contestará tarifa ao Brasil no Congresso se sobretaxa for formalizada
Senador Tim Kaine planeja apresentar resolução para contestar tarifas de 50% ao Brasil, se decretadas por Donald Trump. A medida visa questionar a alegação de emergência econômica que justifica as sobretaxas impostas.
-
Alckmin fala a três dias do tarifaço de Trump
Alckmin busca soluções para mitigar os impactos do tarifaço americano sobre produtos brasileiros. O vice-presidente lidera reuniões estratégicas enquanto o governo ainda luta por um diálogo efetivo com a administração Trump.
-
Sem pedido formal, Lula espera que Trump abra diálogo sobre tarifa
Governo brasileiro se prepara para negociar com os EUA sobre tarifas de 50% em produtos, mas espera que Trump tome a iniciativa do diálogo. Apesar do otimismo em relação a uma possível isenção de itens como café e cacau, as comunicações entre os dois países seguem fechadas.
-
Haddad: Lula não será como Bolsonaro, abanando o rabo e dizendo ‘I love you’ a Trump
Ministro da Fazenda destaca que o governo brasileiro trabalha em um plano de contingência para mitigar os impactos das tarifas impostas pelos EUA. Haddad enfatiza a importância de um diálogo respeitoso entre os presidentes Lula e Trump, sem humilhações.
-
Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'
Trump revela que reunião com Xi Jinping pode ocorrer antes do final do ano, após diálogo comercial positivo em Estocolmo. Expectativa aumenta em meio a negociações sobre tarifas e futuro acordo entre Estados Unidos e China.
-
Senadores se reúnem com congressistas dos EUA para reverter tarifaço
Senadores brasileiros buscam apoio nos EUA para contestar tarifas de 50% sobre produtos nacionais. A comitiva, liderada por Nelsinho Trad, apresenta dados econômicos e convida congressistas americanos a conhecer a realidade do Brasil.
-
Veja os estados que mais exportam para os EUA e podem ser afetados por tarifaço de Trump
CNI alerta para perdas bilionárias na economia brasileira devido a tarifas de importação dos EUA. Estudo revela impactos diferenciados entre estados e setores, especialmente na indústria de transformação.
-
Franceses buscam isenção de tarifas dos EUA para champanhe e outras bebidas
França busca isenção de tarifas para champanhe e vinhos, como parte de negociações comerciais com os EUA. Autoridades afirmam que estão concentradas em garantir exceções para destilados, já que o futuro do vinho ainda é incerto.
-
Presidente da comitiva de senadores que viajou para os EUA defende que Lula ligue para Trump
Senador Nelsinho Trad defende comunicação direta entre Lula e Trump para tratar do "tarifaço". Comitiva brasileira busca estreitar as relações e esclarecer preocupações do governo americano sobre o Brasil.
-
Governo avalia programa para preservar empregos afetados por tarifaço de Trump, mas medida deve ser 'focalizada'
Governo estuda criar programa de manutenção de empregos diante das sobretaxas dos EUA. Medidas propostas incluem linhas de crédito emergenciais e antecipação de tributos para empresas afetadas.
-
Lula estaria disposto ao diálogo, mas Trump não abre espaço, dizem interlocutores
Governo brasileiro busca negociação com Donald Trump, mas enfrenta dificuldades e clima de pessimismo. Enquanto isso, plano de contingência é preparado para minimizar impactos da nova tarifa, prevista para entrar em vigor em breve.
-
Prorrogação de trégua tarifária entre EUA e China depende da aprovação de Trump, diz Bessent
EUA e China consideram extensão da trégua comercial, mas decisão final cabe a Trump. Secretário do Tesouro destaca conversas construtivas e oportunidades de encontro entre os presidentes antes do fim do ano.
-
Ceará articula com Alckmin e empresários reação ao tarifaço dos EUA
Ceará se mobiliza para enfrentar tarifa de 50% dos EUA e busca garantir competitividade das exportações. Grupo de trabalho será formado com participação de setores produtivos locais e do governo federal para articular estratégias de resposta.
-
Senadores querem apoio de parlamentares dos EUA a carta de empresários pedindo adiamento de tarifas ao Brasil
Senadores brasileiros articulam apoio de parlamentares americanos para adiar tarifas impostas por Trump. Encontros buscam sensibilizar Congressistas e empresários sobre os impactos econômicos das sobretaxas ao Brasil.
-
É preciso segurança que Trump não vai repetir com Lula o que fez com Zelensky, diz Haddad sobre conversa entre presidentes
Ministro expressa preocupação com possível desrespeito a Lula em uma futura conversa com Trump. Conversas sobre tarifas comerciais estão estagnadas no governo brasileiro, que busca evitar a sobretaxa anunciada pelos EUA.
-
Ninguém conversa sozinho, diz Rui Costa sobre diálogo com EUA
Ministro Rui Costa critica falta de diálogo dos EUA e avisa sobre possíveis retaliações do Brasil. Estado brasileiro busca alternativas comerciais em cenário de tarifação elevada e reafirma disposição para negociação.
-
Lula não vai 'abanar o rabo' e dizer 'I love you' para Trump como fazia Bolsonaro, diz Haddad
Haddad destaca a importância de uma abordagem firme nas negociações com os EUA e critica o comportamento anterior do ex-presidente Bolsonaro. O ministro ressalta a necessidade de segurança diplomática em um possível encontro entre Lula e Trump.
-
Haddad diz que negociações com EUA avançam “vagarosamente”, mas falta clareza
Ministro destaca incertezas nas negociações comerciais com os EUA e sugere medidas imediatas para mitigar impactos. Governo brasileiro aguarda definição sobre produtos afetados antes de decidir próximos passos.
-
Haddad diz que negociações com EUA avançam “vagarosamente”, mas falta clareza
Ministro da Fazenda revela que Brasil ainda aguarda detalhes sobre tarifas e elabora medidas de contingência. A falta de clareza dos EUA sobre produtos afetados impede decisões definitivas do governo brasileiro.
-
Gleisi diz que Lula só ligará para Trump quando houver abertura: ‘Não é telemarketing’
Brasil aguarda abertura de diálogo com os EUA enquanto enfrenta sanções comerciais. Ministros ressaltam disposição para negociação, mas alertam sobre os impactos econômicos das tarifas propostas.
-
Tarifaço: Empresas recorrem a lobistas e advogados para buscar caminhos frente à ameaça de Trump
Com as novas tarifas impostas por Trump, empresas brasileiras buscam estratégias para se posicionar no cenário de incerteza. A pressão por negociações eficazes aumenta enquanto o acesso ao governo dos EUA se torna cada vez mais competitivo.
-
Brasil não precisa continuar comprando dos EUA, diz Rui Costa
Ministro da Casa Civil critica falta de diálogo dos EUA e defende medidas de reciprocidade. Rui Costa propõe que Brasil busque alternativas de comércio com outros países em resposta às tarifas impostas.
-
Lula cogita ligar para Trump, mas quer ter certeza que americano vai atender e focar em comércio
Governo brasileiro avalia a necessidade de um telefonema entre Lula e Trump antes da aplicação de tarifas de 50% nas exportações. Preparações são vistas como essenciais para evitar possíveis constrangimentos políticos durante a conversa.
-
Gigante chinesa de mineração cripto, Bitmain acena para Trump com fábrica nos EUA
Bitmain anuncia planos para iniciar operações de mineração de criptomoedas nos EUA até o final de 2026. A empresa visa acelerar entregas e criará 250 empregos locais, aproveitando o movimento "Made in America".
-
Taurus tem estoque para 90 dias nos EUA se tarifaço de Trump ocorrer, diz CEO global
Taurus se prepara para possível sobretaxa de 50% nos EUA ao estocar produtos no país. A empresa, que depende fortemente do mercado americano, busca soluções diplomáticas para evitar impactos financeiros e operacionais.
-
Não é só o Brasil: quais países ainda não fecharam acordo com os EUA
Lula apela a Trump para reavaliar taxas que podem prejudicar o Brasil, enquanto o país se junta à lista de nações ameaçadas por pesadas tarifas comerciais. A situação se agrava à medida que outros países buscam acordos para reduzir impostos em suas exportações para os EUA.
-
Senadores encontram seus pares americanos em meio à ofensiva de Eduardo Bolsonaro
Senadores brasileiros tentam convencer colegas americanos sobre os impactos negativos das tarifas de Trump, que começam a valer em breve. Em meio à articulação de Eduardo Bolsonaro para dificultar esses diálogos, a comitiva busca apoio para uma possível prorrogação da medida.
-
Foco é abertura de prazo para inicio das tarifas, diz Jaques Wagner, nos EUA
Senadores brasileiros buscam extensão do prazo para tarifa de 50% sobre produtos nacionais em reuniões em Washington. Discussões destacam o impacto negativo tanto para o Brasil quanto para a economia americana, especialmente na construção civil.
-
Rússia diz que mantém ‘compromisso’ com a paz após ataques que deixaram 25 mortos na Ucrânia
Aumento da violência resulta em mais uma tragédia humanitária na Ucrânia, com vítimas civis em ataques aéreos russos. Autoridades ucranianas denunciam crimes de guerra enquanto Moscou nega ataques a alvos civis.
-
Gleisi diz que conversa entre Lula e Trump “não é telemarketing”
Ministra Gleisi Hoffmann destaca a necessidade de condições favoráveis para conversações entre Brasil e EUA, em meio à iminente tarifa de 50% sobre importações brasileiras. Ela afirma que o diálogo comercial é bem-vindo, mas o país não aceitará ingerências externas em suas instituições.
-
Gleisi diz que negociação entre Lula e Trump “não é telemarketing”
Gleisi Hoffmann afirma que diálogo entre Lula e Trump deve ser precedido por negociações e que Brasil não aceitará pressões. A ministra critica medidas dos EUA e reafirma a soberania brasileira diante de ingerências externas.
-
Dados e convite: a estratégia dos senadores brasileiros para buscar apoio contra tarifas nos EUA
Senadores brasileiros buscam apoio nos EUA contra tarifas de 50% que impactam as exportações do Brasil. Com dados específicos de cada estado, a comitiva visa convencer parlamentares a reconsiderarem as medidas e garantir isenções para produtos chave.
-
Gleisi fala em 'sanções com motivação politica' em tarifaço de Trump: 'Soberania não se negocia'
Gleisi Hoffmann afirma que a sobretaxa dos EUA é motivada por questões políticas e defende a soberania do Brasil. O governo busca diálogo para resolver a situação, enquanto senadores brasileiros tentam destravar negociações em Washington.