Câmara
-
Governo consegue evitar, por enquanto, votação que derrubaria regra sobre trabalho aos feriados
Ministro do Trabalho busca acordo para evitar votação de projeto que derruba portaria sobre trabalho em feriados. Situação reflete descontentamento da Câmara com o governo e necessidade de diálogo com setores empresariais e trabalhistas.
-
Governo vai liberar bancada em urgência para derrubar IOF
Deputado José Guimarães libera bancada para votar urgência do PDL que revoga aumento do IOF. A decisão é parte de um acordo com o presidente da Câmara para evitar pautar o mérito da proposta nesta semana.
-
Votação da urgência do IOF mostrará “sentimento” da Câmara, diz Motta
Deputados da Câmara expressam insatisfação com aumento do IOF e buscam reverter medida em votação. Hugo Motta ressalta a importância do sentimento da Casa perante a nova MP do governo Lula.
-
Gleisi ouve críticas e não impede votação da urgência de projeto que derruba decreto do IOF
Críticos apontam que as reclamações vão além da demora nas emendas, refletindo insatisfações mais amplas entre os líderes partidários. A reunião evidenciou a complexidade dos desafios enfrentados pelo governo na relação com a Câmara dos Deputados.
-
Votação para derrubar decreto do IOF será 'simbólica sobre o sentimento' da Câmara, diz Motta
Deputados expressam descontentamento com aumento de impostos e debatem urgência de projeto que derruba decreto do governo. Insatisfação é reflexo da pressão pela liberação de emendas e pela arrecadação fiscal proposta pelo ministro da Fazenda.
-
Rui e Gleisi se reúnem com Motta e líderes da Câmara para evitar derrubada de decreto do IOF
Ministros se reúnem com líderes da Câmara para tratar de queixas sobre aumento de impostos e atrasos nas emendas orçamentárias. O requerimento de urgência para o decreto do IOF será pauta prioritária, mas a votação do projeto ainda não tem data definida.
-
Motta alerta a governo sobre atraso em liberação de emendas e avisa que deputado petista terá que alterar MP de Haddad
Presidente da Câmara destaca insatisfação entre parlamentares com a lentidão na liberação de emendas. Governadores pedem mudança nas propostas fiscais para diminuir resistência no Congresso.
-
‘Não podemos penalizar quem produz’, diz Motta sobre votação de urgência para derrubar IOF
Câmara dos Deputados vota urgência para derrubada do decreto do governo sobre IOF. O presidente Hugo Motta destaca a necessidade de uma agenda fiscal que não penalize os mais carentes.
-
Vereador desde 2001, Carlos Bolsonaro diz cogitar disputar outro cargo
Carlos Bolsonaro considera se candidatar a um novo cargo político em 2026, buscando ampliar sua atuação fora do Rio de Janeiro. A possibilidade surge após o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para sua candidatura ao Senado por Santa Catarina.
-
IOF: Líderes da Câmara dão 2 semanas a governo antes de analisar suspensão de decreto
Líderes partidários e ministros se reúnem para discutir o futuro do decreto do IOF, enquanto um acordo é firmado para adiar a votação do mérito. A urgência do projeto será votada, mas a análise completa só deve ocorrer nas próximas semanas.
-
Motta prevê votação 'simbólica' contra decreto do IOF e diz que governo se comprometeu a cortar gastos
Votação simbólica do requerimento está em andamento e pode resultar em uma derrota significativa para o governo. Hugo Motta ressalta a necessidade de um pacote de corte de gastos que não penalize a população mais vulnerável.
-
Líderes da Câmara dão duas semanas para governo antes análise mérito de projeto que susta decreto do IOF
Câmara discute reversão do decreto do IOF, enquanto governo busca atenuar tensões com os parlamentares. A votação da urgência está marcada, mas o mérito do projeto pode ser adiado por semanas, enquanto líderes criticam aumentos de impostos.
-
Almirante pede que Moraes ouça Marinha sobre desfile de tanques em 2021, na Esplanada
Almir Garnier busca esclarecer que desfile de tanques na Esplanada não estava relacionado à votação da PEC do voto impresso. O almirante argumenta que a operação foi um treinamento previamente agendado na cidade de Formosa.
-
Motta se reúne com Gleisi e Rui Costa horas antes de votação da urgência do PDL que derruba decreto do IOF
Reunião entre deputados e ministros visa discutir a urgência do decreto que derruba aumento do IOF. Expectativa é de votação favorável, mas governo alerta sobre possíveis consequências nas emendas parlamentares.
-
Gleisi procura Hugo Motta horas antes de análise para barrar decreto do IOF
Ministra Gleisi Hoffmann se reúne com Hugo Motta antes da votação da urgência do projeto que susta aumento do IOF. A reunião visa avaliar a reação da Câmara às medidas fiscais do governo e estratégias para contornar a insatisfação no Congresso.
-
Suspeito de atirar em dois parlamentares de Minnesota é preso
Suspeito de ataque a políticos democratas é preso após busca intensa. Motivações do crime ainda são desconhecidas, mas documentos revelam uma lista de alvos potenciais.
-
Câmara deve barrar medida que restringe abertura do comércio em feriados; entenda
Câmara busca reverter restrições ao comércio em feriados, que geram polêmica entre empresários e sindicatos. Governo admite nova prorrogação enquanto busca consenso sobre a norma.
-
Novo Código Eleitoral enfraquece Lei da Ficha Limpa e pena por compra de votos, dizem organizações
Novo Código Eleitoral em discussão no Senado levanta preocupações sobre o enfraquecimento de medidas anticorrupção e a proteção de candidatos de minorias. Organizações alertam para possíveis retrocessos em direitos políticos e transparência nas eleições.
-
Gleisi procura Hugo Motta horas antes de votação de urgência de projeto para barrar decreto do IOF
Gleisi Hoffmann discute com Hugo Motta a urgência para votação do PDL que pode derrubar o aumento do IOF. A estratégia do governo visa conter a insatisfação no Congresso frente às novas medidas fiscais.
-
Gleisi defende Motta após governo avaliar urgência como traição
Gleisi Hoffmann elogia Hugo Motta e defende diálogo entre o Congresso e o governo. A ministra destaca a responsabilidade na condução dos temas de interesse nacional, apesar das divergências recentes sobre o decreto do IOF.
-
‘Reforma administrativa sem mexer em supersalários vai gerar frustração’, diz Pedro Paulo
Deputado Pedro Paulo afirma que a reforma administrativa é uma prioridade e destaca que a questão dos supersalários é crucial para sua aprovação. Ele vê a necessidade de mudanças para garantir eficiência e reduzir gastos no longo prazo, mesmo diante da resistência política.
-
Câmara acerta votar urgência contra IOF e deve ter mais de 300 votos
Câmara dos Deputados decide votar urgência para derrubar aumento do IOF em meio a tensões políticas. O movimento reflete insatisfação com o governo e pressão por diálogo nas relações entre Legislativo e Executivo.
-
Alívio com Israel-Irã, projeções de inflação e China: o que faz Ibovespa saltar 2%
Os mercados acionários reagem positivamente a dados econômicos da China, enquanto o Ibovespa se beneficia da queda no petróleo e de projeções de inflação em queda. Investidores aguardam a divulgação das decisões sobre juros dos principais bancos centrais nesta semana.
-
Gleisi diz que derrubada de pacote do IOF pode afetar emendas
Gleisi Hoffmann defende a urgência nas negociações sobre o pacote fiscal e critica as reações adversas do Congresso. A ministra ressalta a importância de medidas tributárias para combater privilégios e garantir justiça fiscal.
-
Nem 1% dos projetos que suspendem decretos presidenciais, como do IOF, foram aprovados desde 1989
Câmara aprova apenas 22 entre 2.647 projetos de decretos legislativos desde 1989, destacando a dificuldade em barrar atos do Executivo. Em meio a esse cenário, parlamentares avaliam a urgência para sustar a recente alta do IOF imposta pelo governo.
-
Câmara vota nesta segunda urgência para projeto que derruba novo decreto do IOF
Câmara se prepara para votar urgência que pode revogar novo decreto sobre o IOF. Reuniões entre líderes políticos indicam pressão crescente contra aumento de impostos para equilibrar as contas do governo.
-
Agenda do dia: IBC-Br e Focus são destaque
Divulgação do IBC-Br e boletim Focus nesta segunda-feira sinaliza monitoramento das expectativas econômicas. Além disso, a agenda inclui a publicação de indicadores pela FGV e balanço da balança comercial brasileira.
-
Desde 1989, a Câmara aprovou menos de 1% dos projetos contra decretos presidenciais
Câmara avalia urgência para revogar aumento do IOF em meio a baixa aprovação de projetos que suspenderam atos do Executivo. Medida visa aliviar pressão fiscal e evitar possível animosidade entre os poderes.
-
Câmara vota nesta segunda urgência para projeto que derruba novo decreto do IOF
Câmara dos Deputados analisa urgência para projeto que revoga aumento do IOF, após forte oposição ao decreto do governo. Presidentes da Câmara e do Senado se reúnem para discutir medidas e buscar consenso em meio a pressões políticas.
-
Prévia do PIB, votação sobre IOF, dados da China, conflito Israel-Irã e mais
Agenda econômica brasileira e eventos internacionais marcam a semana; votação sobre o IOF na Câmara dos Deputados é destaque no cenário interno. Nos EUA, foco em dados do setor manufatureiro e expectativa sobre decisões do Federal Reserve dominam a atenção dos investidores.