IBGE
-
Serviços no Brasil crescem pelo 3º mês com impulso de Lady Gaga
Avanço no setor de serviços é impulsionado por feriados e eventos, com transportes sendo o principal responsável pelo crescimento. Apesar do resultado positivo, crescimento mostra sinais de desaceleração em comparação aos meses anteriores.
-
Setor de Serviços cresce 0,2% em abril e supera nível pré-pandemia
Setor de serviços mantém trajetória de recuperação em abril de 2025, com crescimento contínuo após a pandemia. Apesar das variações de desempenho entre os segmentos, a adaptação das empresas e o aumento do consumo favorecem os resultados positivos.
-
Número de jovens que não estudam nem trabalham cai para o menor nível desde 2019, aponta IBGE
Queda na proporção de jovens "nem-nem" indica avanços no mercado de trabalho, mas desigualdades sociais permanecem. Mulheres, negros e jovens do Nordeste ainda enfrentam maiores desafios para entrar na educação e no emprego.
-
Brasil reduz taxa de analfabetismo para 5,3% em 2024, diz IBGE
Analfabetismo no Brasil atinge seu menor nível desde 2016, com destaque para a redução entre mulheres. Nordeste continua sendo a região com maior concentração de analfabetos, impactando especialmente a população mais velha.
-
Setor de serviços cresce 0,2% em abril com impulso de transportes
Crescimento do setor de serviços é impulsionado pelo segmento de transportes, que avançou 0,5% em abril. Apesar do resultado positivo, outros setores apresentaram quedas, refletindo instabilidades no mercado.
-
Serviços apontam início de desaceleração econômica, mas em ritmo lento, dizem economistas
Setor de serviços continua a mostrar crescimento modesto, refletindo a desaceleração econômica sem sinais alarmantes. Banco Central segue vigilante nas metas de inflação enquanto dados indicam estabilidade nas atividades.
-
Volume de serviços cresce 0,2% em abril, puxado pelo transporte de passageiros
Crescimento no setor de serviços se mantém em tendência positiva, com destaque para a atividade de transportes. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços apontam evolução na comparação mensal.
-
Brasil alcança 20,5% de adultos com ensino superior em 2024
O Brasil atinge marca histórica de 20,5% da população com ensino superior completo, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. No entanto, evidência de desigualdade racial e regional persiste, destacando desafios a serem enfrentados no acesso à educação superior.
-
Puxadas por transporte de passageiros, atividades turísticas sobem 3,2% em abril, diz IBGE
Setor de turismo no Brasil apresenta crescimento significativo em abril, impulsionado especialmente pelo aumento no transporte de passageiros. O resultado é reflexo de uma tendência de recuperação em comparação aos níveis pré-pandemia e ao mesmo mês do ano anterior.
-
Não há clareza de movimento de desaceleração da economia de serviços em abril, diz IBGE
Analista do IBGE destaca que, apesar da leve alta na atividade de serviços em abril, não há sinais concretos de desaceleração. Setor permanece próximo ao recorde histórico, mas é influenciado por diversas variáveis.
-
Show de Lady Gaga pode ter impulsionado serviços de transportes em abril, diz IBGE
A pesquisa do IBGE sugere que o show de Lady Gaga possa ter contribuído para o crescimento dos serviços de transportes em abril. O aumento na demanda por transporte de passageiros, impulsionado por queda nos preços das passagens, foi um dos principais fatores dessa tendência positiva.
-
Parcela de jovens que não estuda nem trabalha continua a cair, mas país ainda tem 8,9 milhões nessa condição, aponta IBGE
A proporção de jovens brasileiros que não estudam nem trabalham continua a cair, mas ainda representa uma preocupação, com 8,87 milhões nessa situação. A pesquisa revela também disparidades de gênero e raça entre os jovens fora do mercado de trabalho e da educação.
-
Uma em cada quatro meninas e jovens de 14 a 29 anos cita gravidez por ter abandonado escola, aponta IBGE
Estudo revela que gravidez continua a ser um dos principais fatores de evasão escolar entre jovens brasileiras. Apesar da redução no número de jovens, a porcentagem de abandonos devido a essa razão permanece praticamente estável.
-
Um em cada cinco brasileiros acima de 25 anos tem ensino superior, aponta IBGE
Crescimento no acesso à educação reflete avanços significativos, com aumento no número de graduados e redução de analfabetismo. Dados revelam uma melhora geral na educação básica e diminuição nos índices de abandono escolar.
-
Mais de 70% das pessoas na graduação vieram de ensino médio na rede pública, mostra IBGE
Aumento na proporção de graduados que vieram da rede pública revela avanços na inclusão educacional entre 2016 e 2024. Dados da PNAD Contínua mostram uma evolução significativa nesse aspecto da formação acadêmica no Brasil.
-
Frequência escolar adequada de crianças entre 6 e 14 anos não retomou pré-pandemia, diz IBGE
Estudo revela que os efeitos da pandemia continuam a impactar o desenvolvimento educacional das crianças no Brasil. Dados da pesquisa mostram desafios persistentes na formação infantil desde 2020.
-
Taxa positiva na economia de serviços em abril foi puxada por transportes, diz IBGE
Setor de transportes impulsiona o crescimento dos serviços com alta de 0,5% em abril. A melhora reflete um aumento no transporte de passageiros e uma safra mais robusta que favorece a cadeia de transporte.
-
Setor de serviços sobe 0,2% em abril, mostra IBGE
Serviços no Brasil apresentam leve alta em abril, seguindo a tendência positiva de meses anteriores. O setor se mantém acima dos níveis pré-pandemia, mas ainda abaixo do pico histórico.
-
Volume de serviços prestados sobe 0,2% em abril ante março, em linha com o esperado
O setor de serviços apresenta leve alta em abril, com crescimento de 0,2% em relação a março. Em comparação anual, a elevação da receita nominal foi de 7,1%.
-
Ibovespa Futuro cai com aversão global ao risco após ataque de Israel ao Irã
Ibovespa Futuro segue em baixa refletindo incertezas globais após ataques de Israel ao Irã. A aversão ao risco impacta ações e faz o petróleo disparar, com investidores atentos a desdobramentos políticos e econômicos.
-
Volume de serviços cresce 0,2% em abril
O crescimento de 0,2% no setor de serviços em abril confirma a recuperação gradual da economia. Analistas destacam que o resultado está alinhado com as previsões do mercado.
-
Ataques de Israel ao Irã, disparada do petróleo e dados de serviço marcam o dia
Investidores devem monitorar a escalada de tensão entre Israel e Irã, que impacta o mercado de petróleo. Além disso, dados econômicos nos EUA e Brasil podem influenciar decisões de investimento nesta sexta-feira.
-
Agenda do dia: Desempenho do setor de serviços no Brasil e sentimento do consumidor nos EUA são destaque
Indicadores econômicos e reuniões de líderes marcam a agenda desta sexta-feira. Expectativa se concentra na divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços e na confiança do consumidor nos EUA.
-
Agenda do dia: economistas esperam crescimento de 0,2% para o setor de serviços em abril
Projeções econômicas indicam leve alta no volume de serviços em abril, com dados oficiais sendo divulgados pelo IBGE. Resultados anuais sugerem um crescimento mais significativo, apesar da variação nas expectativas do mercado.
-
Comércio decepciona em abril e reforça desaceleração do PIB
Economistas projetam uma desaceleração no PIB após os dados do varejo de abril. O desempenho do setor indica tendências preocupantes para a economia nos próximos meses.
-
Senado pode votar projeto que aumenta número de deputados na próxima semana
Senado se prepara para votar aumento de cadeiras na Câmara, desafiando a demanda por cortes orçamentários. Projeto pode ser votado em regime de urgência na próxima semana, com prazo final estabelecido pelo STF.
-
Varejo segue indústria e perde ritmo em abril, mas demanda ainda segue aquecida
Vendas no varejo registram queda de 0,4% em abril, interrompendo uma sequência de três meses de alta. Economistas apontam sinais de desaceleração econômica, mas destacam a resiliência da demanda das famílias e a boa fase do mercado de trabalho.
-
Vendas no comércio varejista caem 0,4% em abril
Após três meses de crescimento, o comércio varejista brasileiro enfrenta uma leve queda nas vendas de abril. Apesar da retração, o setor ainda apresenta um desempenho positivo em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
-
Varejo decepciona em abril e reforça desaceleração do PIB, mas não assusta economistas
Expectativas de crescimento econômico são reavaliadas à luz dos dados, apontando para um cenário de queda no PIB. Especialistas alertam para os possíveis impactos dessa tendência no mercado e no consumo.
-
Varejo fraco em abril reforça desaceleração gradual da economia depois do 1º trimestre, dizem economistas
Os dados apontam para uma queda nas vendas e indicam possíveis desafios econômicos nos próximos meses. Analistas destacam a necessidade de atenção às tendências de consumo.
-
MP exige perícia em benefício do INSS com prazo maior do que 30 dias
Governo propõe cortes em benefícios sociais e mudanças na tributação para equilibrar as contas públicas. Medida Provisória busca implementar maior controle e critérios na concessão de auxílios e incentivos financeiros.