PT
-
UFABC reserva 40% das vagas de professores para candidatos negros
UFABC implementa cota de 40% para contratação de professores negros, superando a lei federal. Medida visa promover igualdade racial e responder ao desequilíbrio social no corpo docente da universidade.
-
Bolsonaro lidera as intenções de votos no DF, diz Paraná Pesquisas
Levantamento revela que Jair Bolsonaro lidera com 38,8% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 24,9%. Pesquisa foi realizada com 1.522 eleitores no Distrito Federal entre 31 de maio e 4 de junho.
-
Caiado promete anistia para réus do 8 de janeiro e da trama golpista se eleito
Ronaldo Caiado propõe anistia para réus das invasões de 8 de janeiro e criticou a paralisação política no Brasil. O governador de Goiás também defendeu mudanças no Supremo e direcionamento de emendas parlamentares.
-
Só 28% dos leitos planejados para a COP30 são em hotéis tradicionais
Apenas 28% das acomodações planejadas para a COP30 em Belém serão em hotéis convencionais, com alternativas que incluem escolas e plataformas de aluguel. A administração estadual busca solucionar atrasos e garantir leitos suficientes para atender a demanda do evento.
-
'Preconceito com nordestino persiste porque é conveniente. Nordestinos protagonistas e com poder incomodam'
Encontro inesperado leva jornalista a explorar preconceitos sobre nordestinos em novo livro. Obra resulta de doutorado e analisa estigmas persistentes na sociedade brasileira contemporânea.
-
Ausência e incompetência de Lula causaram o 8 de Janeiro, diz Caiado
Caiado critica a gestão de Lula e defende anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro. Ele promete que essa será sua primeira ação caso se torne presidente em 2026.
-
Fim da isenção pode elevar rentabilidade bruta de títulos de renda fixa, e investidor terá de ser mais criterioso
Proposta de tributar títulos isentos de Imposto de Renda pode elevar custos de financiamento para emissores, tornando a escolha dos investidores mais criteriosa. Especialistas analisam que, apesar da taxação, títulos ainda podem se manter atrativos, mas exigem maior atenção do investidor.
-
Governo Lula quer travas para redução de tarifas por países do Mercosul
Governo Lula busca impedir que redução de tarifas no Mercosul comprometa a indústria brasileira, propondo um veto às alíquotas em setores estratégicos. Divergências com Argentina, Uruguai e Paraguai marcam as negociações em busca de um consenso sobre a ampliação da lista de exceções tarifárias.
-
Saiba como foi o 1º dia de depoimentos do ‘núcleo crucial’ do suposto golpe, e como reagiram petistas e apoiadores de Bolsonaro
Interrogatório de Mauro Cid levanta polêmica e revela detalhes sobre minuta de golpe. Depoimentos seguem com os demais réus, enquanto reações políticas agitam as redes sociais.
-
Lula volta da França e completa 114 dias fora do Brasil
Lula e Janja retornam ao Brasil após visita à França, onde discutiram investimentos e questões globais. O presidente já se prepara para participar da reunião do G7 no Canadá no próximo fim de semana.
-
Assista à íntegra do interrogatório de Mauro Cid por tentativa de golpe
STF inicia interrogatórios do "núcleo crucial" em ação por tentativa de golpe de Estado. Tenente-coronel Mauro Cid, ex-aid do ex-presidente Bolsonaro, é o primeiro a depor, confirmando a participação de líderes no planejamento das ações.
-
‘Não tem por que me condenar. Consciência está tranquila’, diz Bolsonaro após ouvir Cid no STF
Bolsonaro reafirma tranquilidade após depoimento de Mauro Cid e nega envolvimento nas acusações de tentativa de golpe. Ele atribui responsabilidade ao tenente-coronel e evita comentar as alegações feitas durante a audiência.
-
Jaques Wagner minimiza declaração de Motta de descompromisso com medidas alternativas ao IOF
Jaques Wagner defende a importância de ouvir a oposição em discussões sobre a Medida Provisória. A proposta visa aumentar a arrecadação sem intensificar o aumento do IOF, buscando alternativas tributárias.
-
Publicação da revisão do IOF e de MP com compensações aguarda aval de Lula e Congresso
Publicação busca garantir segurança nas medidas de ajuste fiscal enquanto aguarda aprovação no Congresso. Presidente Lula, recém-retornado da França, deverá definir os próximos passos na agenda econômica.
-
Receita com alternativa de Haddad ao IOF será R$ 44 bi, diz Warren
Medidas propostas pelo governo buscam contornar impasse do IOF e aumentar arrecadação, mas enfrentam resistência no Congresso. Com alternativas que potencializam receitas, o futuro da proposta ainda é incerto e depende de negociações políticas.
-
Cid cumprimenta Bolsonaro e presta continência a generais no STF
Tenente-coronel Mauro Cid e outros réus são interrogados no STF por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A audiência se estenderá até sexta-feira, com depoimentos de figuras chave do episódio.
-
Líder do PL critica governo Lula por troca do IOF: ‘Mais do mesmo, economia vai de mal a pior’
Deputado critica reforma tributária proposta pelo governo e afirma que falta compromisso com controle de gastos. Cavalcante alerta para impactos negativos sobre setores-chave da economia, como agronegócio e habitação.
-
Benefício tributário concedido a influencers e celebridades sobrevive apesar de ter se esgotado
Governo suspende medidas para reoneração das empresas beneficiadas pelo programa. A continuidade judicial do Perse gera incertezas sobre o impacto fiscal e a eficácia da revisão de incentivos tributários.
-
Moraes brinca com Cid sobre apelidos: “Pode falar, tô acostumado”
Ministro Alexandre de Moraes responde a críticas feitas por militares em reunião sobre golpe de Estado. Interrogatórios dos réus da ação penal iniciaram nesta segunda-feira, com presença do tenente-coronel Mauro Cid como principal delator.
-
Petistas assistem ao depoimento de Cid na sala de Lindenbergh na Câmara
Deputados do PT assistem aos depoimentos no STF e destacam confirmação de envolvimento de Bolsonaro na "minuta do golpe". O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, afirma que o ex-presidente recebeu e editou o documento que previa prisões de importantes autoridades.
-
Durante intervalo no STF, Bolsonaro diz a jornalistas que Michelle ‘decide o futuro dela’
Bolsonaro fala sobre a possível candidatura de Michelle em 2026 durante seu interrogatório no STF. Pesquisa recente mostra a ex-primeira-dama como forte candidata entre os eleitores da direita.
-
O que o Brasil ganha com viagem de Lula à França?
Lula conclui intensa agenda na França e defende ganhos da viagem em promoção de investimentos e acordos comerciais. A negociação do acordo UE-Mercosul destacou-se como um dos principais desafios enfrentados durante sua visita.
-
Bolsonaro nega se preparar para ser preso: 'não vou ser condenado'
Bolsonaro se diz tranquilo e confiante em sua inocência durante interrogatório no caso de tentativa de golpe. Ex-presidente elogia desempenho da esposa nas pesquisas, mas evita opinar sobre seus planos eleitorais para 2026.
-
Entidade diz que arrecadação via petróleo ameaça investimentos
IPE alerta que aumento na arrecadação do setor de petróleo e gás pode comprometer a confiança dos investidores. O instituto ressalta a necessidade de medidas estruturantes em vez de alterações abruptas nas políticas fiscais.
-
Dólar fecha em queda de 0,14% com alternativas de Haddad ao IOF
Dólar mostra leve queda em meio a incertezas sobre o IOF e tensões comerciais. Governo apresenta propostas de aumento tributário sem medidas claras de corte de despesas.
-
Líder do governo no Senado minimiza declaração de Motta sobre não ter compromisso para aprovar medidas alternativas ao IOF
Jaques Wagner defende que o Congresso precisa ouvir mais setores antes de decidir sobre a nova medida provisória. A proposta do governo busca alternativas ao aumento do IOF e inclui mudanças na tributação de fintechs e jogos online.
-
Bocejos, cabeça baixa e mãos entrelaçadas; as expressões de Augusto Heleno no STF
General Augusto Heleno expressa insatisfação durante inquérito sobre tentativa de golpe. Em depoimento, Mauro Cid confirma acusações e diz ter presenciado os fatos, mas não participado deles.
-
Jaques Wagner minimiza fala de Motta e diz que JCP foi quase unanimidade na reunião com Haddad
Jaques Wagner destacou que a posição expressa por Motta não reflete a disposição do Senado em discutir as medidas. O líder do governo reafirmou a importância do diálogo e da colaboração entre as casas legislativas.
-
Zambelli teria apresentado hacker a Bolsonaro para falar de fraude nas urnas, diz Cid
Tenente-coronel Mauro Cid revela que Jair Bolsonaro buscou reunião com hacker para discutir fraudes eleitorais. Depoimento também destaca pressão do ex-presidente por mudanças em relatório sobre segurança das urnas.
-
Cid nega ter sido coagido durante depoimentos à PF
Cid afirma que seus comentários sobre coação foram um desabafo em momento de crise pessoal. O tenente-coronel destaca que não houve pressão da Polícia Federal durante o processo.
-
Mauro Cid confirma em depoimento ao STF que Bolsonaro 'leu e enxugou' minuta golpista
Tenente-coronel Mauro Cid revela detalhes sobre a "minuta do golpe" em audiência no STF. Bolsonaro, que também foi ouvido, esteve presente durante as declarações de seu ex-ajudante de ordens.
-
Bolsonaro leu e alterou minuta golpista, diz Mauro Cid ao STF
Cid revela que Bolsonaro teve acesso e solicitou mudanças na minuta do golpe, que visava obstruir a posse de Lula. Os interrogatórios dos réus começaram hoje e devem concluir até sexta-feira.
-
Brasil vive 'crescente degradação' dos oceanos e tendência é piorar, diz professor que participa de conferência ao lado de Lula
Lula destaca a urgência de proteger os oceanos durante a Conferência das Nações Unidas e critica a degradação ambiental crescente no Brasil. O presidente se compromete a ratificar o Tratado do Alto Mar e reforça a importância de iniciativas para monitoramento e pesquisa.