Senado
-
‘Reforma administrativa sem mexer em supersalários vai gerar frustração’, diz Pedro Paulo
Deputado Pedro Paulo afirma que a reforma administrativa é uma prioridade e destaca que a questão dos supersalários é crucial para sua aprovação. Ele vê a necessidade de mudanças para garantir eficiência e reduzir gastos no longo prazo, mesmo diante da resistência política.
-
Com três ministérios, PSD dá protagonismo a Tarcísio em propaganda na TV em SP
Tarcísio de Freitas é o principal nome da propaganda partidária do PSD em São Paulo, destacando suas ações e parcerias no governo. O partido também apresenta representantes femininas em duas das inserções para equilibrar a visibilidade.
-
Câmara acerta votar urgência contra IOF e deve ter mais de 300 votos
Câmara dos Deputados decide votar urgência para derrubar aumento do IOF em meio a tensões políticas. O movimento reflete insatisfação com o governo e pressão por diálogo nas relações entre Legislativo e Executivo.
-
O Irã tem bombas nucleares?
Irã sinaliza possível abandono do Tratado de Não Proliferação, aumentando os temores sobre sua capacidade nuclear. Relatórios indicam que o país já acumula urânio enriquecido a níveis alarmantes, superando limites estipulados em acordos anteriores.
-
Maioria vê culpa de governos Lula e Bolsonaro na fraude do INSS, diz Datafolha
Pesquisa revela que 70% dos brasileiros culpam Lula e Bolsonaro pelas fraudes do INSS, afetando a popularidade do atual governo. A maioria da população está a favor de uma CPI para investigar os desvios, refletindo desconfiança generalizada em relação à instituição.
-
Nem 1% dos projetos que suspendem decretos presidenciais, como do IOF, foram aprovados desde 1989
Câmara aprova apenas 22 entre 2.647 projetos de decretos legislativos desde 1989, destacando a dificuldade em barrar atos do Executivo. Em meio a esse cenário, parlamentares avaliam a urgência para sustar a recente alta do IOF imposta pelo governo.
-
Simone Tebet fica de fora do núcleo decisório em questões-chave, como IOF
Ministra Simone Tebet se vê excluída de decisões cruciais da política econômica do governo Lula e enfrenta desafios para se afirmar no cargo. Além de ficar à margem de discussões sobre o pacote fiscal, sua equipe tem sofrido reduções com saídas significativas.
-
Frentes parlamentares fazem ato contra MP do IOF
Frentes parlamentares se mobilizam para protestar contra o aumento do IOF, destacando os riscos à produtividade e ao emprego. A coalizão exige que o Congresso não aceite retrocessos que afetem a economia e a justiça social.
-
Desde 1989, a Câmara aprovou menos de 1% dos projetos contra decretos presidenciais
Câmara avalia urgência para revogar aumento do IOF em meio a baixa aprovação de projetos que suspenderam atos do Executivo. Medida visa aliviar pressão fiscal e evitar possível animosidade entre os poderes.
-
Prévia do PIB, votação sobre IOF, dados da China, conflito Israel-Irã e mais
Agenda econômica brasileira e eventos internacionais marcam a semana; votação sobre o IOF na Câmara dos Deputados é destaque no cenário interno. Nos EUA, foco em dados do setor manufatureiro e expectativa sobre decisões do Federal Reserve dominam a atenção dos investidores.
-
Agenda da semana: Lula no G7 e Câmara vota urgência sobre alta do IOF
Lula participa da Cúpula do G7 e analisa a situação da Ucrânia, enquanto a Câmara vota urgência para derrubar aumento do IOF. O Senado também pauta aumento no número de deputados e o Copom decide sobre a Selic nesta semana.
-
Sessão do Congresso deve impor derrotas ao governo
Leitura do requerimento pelo presidente do Senado marca o início da investigação dos descontos indevidos no INSS. Sessão também incluirá votação de vetos que podem impactar a relação entre o governo e o Congresso.
-
Menos de 1% dos projetos para suspender decretos presidenciais, como o do IOF, foram aprovados na Câmara desde 1989
Câmara enfrenta desafios na aprovação de projetos que suspendem atos do presidente, com apenas 22 entre quase 2.700 propostas aceitas. A votação urgente para anular o novo decreto do IOF reflete a insatisfação legislativa em relação ao aumento de impostos.
-
Questão fiscal passa por corte de supersalários e metade das emendas; e o Congresso com tudo isso?
A tensão entre o Executivo e o Legislativo se intensifica à medida que propostas essenciais para a economia são barradas, enquanto parlamentares focam em preservação de privilégios. A urgência de ações concretas para enfrentar os desafios fiscais e sociais do Brasil torna-se cada vez mais evidente.
-
Alcolumbre marca análise de vetos de Lula após um ano e deve ler requerimento de CPMI do INSS
Congresso se prepara para análise de vetos presidenciais e possível leitura de requerimento da CPMI das fraudes no INSS. A sessão, marcada para terça-feira, poderá impactar importantes decisões orçamentárias e a transparência no Judiciário.
-
Lula tem prazo curto para decidir sobre dia da amizade Brasil-Israel em meio a atritos com Netanyahu
Lula enfrenta dilema sobre sanção de lei que cria Dia da Amizade Brasil-Israel em meio a tensões diplomáticas. Após declarações polêmicas, o presidente brasileiro deve decidir o futuro das relações entre os países até quarta-feira.
-
Sob Lula e Bolsonaro, Congresso bate recorde de projetos para barrar decisões do governo
Crescimento significativo nos Projetos de Decreto Legislativo revela um Congresso mais assertivo na fiscalização do Executivo. Desde 1995, mais de 3,4 mil propostas foram protocoladas, mas apenas 0,2% delas foram aprovadas.
-
CCJ da Câmara aprova despejo extrajudicial por atraso de aluguel
Mudança na legislação facilita o despejo extrajudicial e promete reduzir a morosidade nos processos de locação. A proposta ainda garante direitos para inquilinos, permitindo a devolução do imóvel de maneira simples e rápida.
-
Congresso analisará vetos de Lula e pode avançar com CPMI do INSS na próxima terça
Senado se prepara para analisar vetos presidenciais que incluem reforma tributária e transparência no serviço público. Também está em pauta a proposta de criação da CPMI para investigar fraudes no INSS e mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
-
Com risco fiscal, títulos americanos de longo prazo ficam mais rentáveis
Títulos de longo prazo dos EUA atingem rentabilidade histórica com expectativa de aumento da dívida devido a projeto fiscal de Trump. Investidores buscam retornos maiores em meio a incertezas sobre a trajetória fiscal do país.
-
Brasil teve Senados estaduais por 40 anos; saiba por que acabaram
A história dos Senados estaduais no Brasil reflete a autonomia política da 1ª República e a influência do modelo americano. Embora tenham funcionado como um contraponto aos deputados estaduais, esses senados foram extintos em 1930, com a centralização do poder sob Getúlio Vargas.
-
Após 1 ano sem analisar vetos, Congresso marca sessão conjunta
Sessão conjunta do Congresso analisará 60 vetos, com destaque para a pensão vitalícia às vítimas do vírus Zika. Além disso, será lida a criação da CPMI para investigar fraudes no INSS, que envolve desvios de R$ 6,3 bilhões.
-
Cotado para Segurança Pública em SP enfrenta resistência de delegados
Entidades da Polícia Civil expressam descontentamento com a possível nomeação de Marcello Streifinger para a Segurança Pública de São Paulo, apontando um histórico de desvalorização da categoria. A troca de comando pode intensificar a crise entre delegados e a gestão estadual.
-
Empate de Ratinho Júnior com Lula em pesquisa anima projeto de Kassab à Presidência
Ratinho Júnior é o nome mais forte do PSD para a presidência, mas seu futuro político depende da decisão de Tarcísio de Freitas. A pesquisa mostra um cenário competitivo, com possíveis aliados e adversários na corrida eleitoral de 2026.
-
Em resposta ao atentado a Miguel Uribe, Colômbia tem protestos neste domingo, 15
Mobilização visa exigir fim da violência política e reafirmar a democracia no país. Participantes de diversas correntes políticas se unem em ato silencioso em resposta ao recente atentado a Miguel Uribe Turbay.
-
Quem é Stephen Miller, arquiteto da dura política de imigração de Trump
Stephen Miller se torna figura central na agenda de imigração radical de Trump. O assessor busca intensificar detenções e deportações, gerando polêmica e protestos por todo o país.
-
Comissão aprova programa de estímulo à indústria química
Aprovação do PL 892 de 2025 visa fortalecer a indústria química no Brasil, com investimentos que podem gerar R$ 112 bilhões ao PIB e 1,7 milhão de empregos. O programa propõe incentivos para ampliar a capacidade produtiva e reduzir a dependência de importações.
-
Comissão aprova acesso a terapias para pessoas com autismo
Proposta visa garantir que pessoas com autismo tenham acesso a terapias reconhecidas e regulamentadas, ampliando a proteção dos seus direitos. Texto aprovado na Câmara dos Deputados ainda precisa passar por outras comissões antes de se tornar lei.
-
Grupo Parlamentar Brasil-Israel critica governo Lula por postura em conflito entre Israel e Irã
Grupo Parlamentar Brasil-Israel critica governo Lula por sua posição sobre o conflito Israel-Irã. Senador Carlos Viana destaca que a postura adotada prejudica a repatriação de brasileiros e não reflete a opinião da maioria da população.
-
Dr. Hiran rebate acusações de Soraya Thronicke e nega sabotagem à CPI das Apostas
Dr. Hiran rebate acusações de Soraya sobre CPI das Bets e defende a legitimidade da rejeição do relatório. Enquanto isso, Soraya denuncia ameaças e critica o clima de desconfiança entre os parlamentares.