Lula
-
Bolsonaro chama investigação da PF de “política” e cancela encontro com embaixadores
Bolsonaro rebate operação da PF e nega envolvimento em plano de fuga; ex-presidente critica investigação como política. Ele destaca que medidas cautelares são excesso e se refere à ação como perseguição.
-
Em dia de operação contra Bolsonaro, Lula publica vídeo grato a Deus por mais um dia
Lula compartilha gratidão e reflexões à beira do Rio São Francisco, sem mencionar o ex-presidente Bolsonaro. Agradecimentos diários a Deus e a importância do rio para o Nordeste são destacados no vídeo.
-
Pix é melhor que métodos de pagamento americanos e por isso virou alvo, diz ex-presidente do Banco Central
Henrique Meirelles analisa a investigação dos EUA sobre o Pix, destacando sua eficiência em comparação ao sistema de pagamentos americano. O ex-ministro defende a busca por novos mercados e a negociação cuidadosa da sobretaxa imposta por Trump.
-
‘No que o Pix pode incomodar os EUA?’
Haddad defende que taxação de 50% proposta por Trump afetará mais a economia dos EUA e critica falta de lógica na investigação comercial. O ministro enfatiza a importância de uma resposta unificada do Brasil e a necessidade de diálogo efetivo para enfrentar a situação.
-
Bolsonaro é obrigado a usar tornozeleira eletrônica por ordem judicial, dizem jornais
Bolsonaro é alvo de novas medidas cautelares enquanto se prepara para julgamento por tentativa de golpe. O ex-presidente já enfrenta restrições quanto ao uso de mídias sociais e será monitorado com tornozeleira eletrônica.
-
Dólar abre em leve alta nesta sexta após Lula chamar tarifa de Trump de 'chantagem inaceitável'
Mercado financeiro reage às tensões comerciais entre Brasil e EUA. Dólar sobe 0,29% em meio a declarações de Lula e Trump sobre a nova sobretaxa.
-
Dólar abre em alta nesta sexta-feira
Lula critica tarifas de Trump e promete taxar empresas de tecnologia dos EUA. A disputa comercial gera tensão no mercado financeiro e eleva a cotação do dólar.
-
Lula sanciona lei que amplia cirurgia reparadora de mama no SUS
Nova lei garante cirurgia reparadora de mama a todas as mulheres que sofreram perda, sem restrições de causa. Medida visa fortalecer a dignidade e autoestima feminina, reconhecendo o impacto da violência e doenças na vida das mulheres.
-
PIX é melhor que métodos de pagamento americanos e por isso virou alvo, diz ex-presidente do Banco Central
Henrique Meirelles argumenta que a investigação do governo Trump sobre o Pix reflete a eficiência superior do sistema de pagamento brasileiro em relação aos americanos. Ele defende que o Brasil deve focar na busca de novos mercados enquanto responde ao ataque comercial com cautela.
-
Bolsonaro lidera disputa para o Planalto no Amapá, diz pesquisa
Levantamento aponta Jair Bolsonaro na liderança das intenções de voto para 2026, enquanto Lula enfrenta alto índice de desaprovação em sua gestão. A pesquisa revela também um empate técnico entre Lula e Michelle Bolsonaro, caso esta seja a candidata do PL.
-
Renner colhe 1.850% de valorização. E vai além
Renner se destaca em meio à crise da bolsa brasileira ao completar 20 anos como corporation. CEO Fabio Faccio aponta avanços em governança e valorização das ações como chaves para o sucesso.
-
Receita não fará cobrança retroativa do IOF de instituição financeira
Receita Federal não irá cobrar IOF retroativo após decisão do STF, evitando complicações para instituições financeiras. A partir de agora, a arrecadação do imposto será regularizada conforme as novas alíquotas estabelecidas.
-
O que diz nova carta de Trump a Bolsonaro
Trump expressa apoyo a Bolsonaro e critica sistema de Justiça brasileiro. O ex-presidente incentiva uma mudança no governo e sugere novas sanções comerciais contra o Brasil.
-
Despesas do INSS vinculadas a um salário mínimo chegam a 3,1% do PIB, diz estudo
Economista alerta para o aumento das despesas previdenciárias e necessidade de nova reforma. Projeções indicam que o Brasil enfrenta desafios fiscais devido ao envelhecimento populacional e crescente valorização do salário mínimo.
-
Lojistas da 25 de Março pedem a Lula ‘apoio enfático’
Univinco25 solicita apoio do governo brasileiro em resposta à investigação dos EUA sobre a Rua 25 de Março e o Pix. Entidade destaca a importância da região para a economia e reclama da criminalização injusta do comércio na área.
-
Lindbergh diz que governo deve vetar uso do Fundo Social para dar R$ 30 bi ao agro
Líder do PT na Câmara indica que veto presidencial é iminente caso o projeto do Fundo Social siga sem alterações. A proposta, que visa financiar dívidas rurais, gerou controvérsias entre os parlamentares e críticas ao agronegócio.
-
Confiança do consumidor e balanços nos EUA, indústria no Brasil, Lula e mais
Investidores reagem às recentes tensões comerciais entre Brasil e EUA, enquanto Lula critica tarifas de Trump. Além disso, o mercado aguarda divulgações econômicas que podem influenciar a confiança do consumidor e o setor imobiliário.
-
Sem diálogo com EUA, governo espera que inflação do café e da laranja leve Trump a adiar tarifaço
Governo brasileiro enfrenta desafio na negociação com a administração Trump, após interrupção dos canais de diálogo. Técnicos apostam que os impactos inflacionários nos EUA podem levar à reconsideração das tarifas propostas.
-
Café de Flore, Youssef, Supremo Tribunal e o prego no caixão
Advogado relata os bastidores da Lava Jato e a pressão sobre seu cliente para desistir de sua defesa. Com recente decisão do STF, busca responsabilização criminal dos envolvidos na operação.
-
Pix é melhor que métodos de pagamento americanos e por isso virou alvo, diz ex-presidente do Banco Central
Henrique Meirelles analisa as implicações da investigação dos EUA sobre o Pix e defende a necessidade de proteger a economia brasileira. Ex-ministro sugere que o governo busque novos mercados e esteja disposto a negociar tarifas com os americanos.
-
Alckmin ganha protagonismo e PSB busca mantê-lo na vice
Alckmin se destaca nas negociações para evitar impacto do tarifaço de Trump e reforça sua posição na chapa de reeleição de Lula. Sua atuação desvia interesses políticos voltados ao governo de São Paulo e ao Senado.
-
Governo deve diminuir congelamento
Governo planeja liberar parte dos recursos congelados no Orçamento em resposta à decisão do STF. O desbloqueio deverá ser anunciado no Relatório Bimestral de Receitas e Despesas na próxima semana.
-
Antecipação da disputa eleitoral tensiona relação entre governo Lula e Congresso
A relação entre Executivo e Legislativo deve se intensificar, com um aumento de confrontos enquanto a disputa eleitoral se aproxima. O cientista político Rafael Cortez analisa a dinâmica de veto e retaliação, destacando o impacto da opinião pública nesse cenário.
-
Choque de realidade
Brasil enfrenta desafios internos diante da desarticulação do comércio mundial provocada por políticas de Trump. A necessidade de um governo mais responsável e reflexivo é urgente, especialmente com a proximidade das eleições de 2026.
-
Trump e Lula renovam ataques enquanto governo brasileiro tem dificuldade de abrir diálogo com EUA
Lula reage a ameaças tarifárias de Trump e destaca a soberania brasileira em meio a tensões comerciais. O presidente brasileiro defende o Pix e reafirma a disposição para negociações, enquanto critica a postura do governo americano.
-
CEO da Embraer diz ser contra retaliar EUA e defende concessões dos dois lados; assista
CEO da Embraer defende negociação com os EUA e rejeita retaliações do governo brasileiro. Gomes Neto acredita em um acordo que beneficie a balança comercial e minimize os impactos das tarifas anunciadas por Trump.
-
Governo Lula estuda taxar big techs dos EUA por três caminhos diferentes; saiba quais
Brasil reafirma que não cederá à pressão dos EUA e busca implementar taxação sobre big techs, seguindo exemplos como o do Canadá. Propostas de regulamentação e projetos de lei que visam proteger os direitos dos usuários e combater monopólios estão em elaboração.
-
Centrão prepara troco ao Planalto e Lula conta com desgaste do Congresso para fazer disputa política
Alianças e retaliações marcam a volta dos deputados e senadores do recesso, com o governo Lula enfrentando um Congresso determinado a dificultar suas propostas. O veto ao aumento de deputados e o controverso aumento do IOF intensificam a tensão entre os Poderes.
-
Lula parte para a briga, Trump vai da chantagem a um inadmissível ultimato
Lula enfrenta um dilema entre consolidar união nacional e atender às pressões do Congresso, enquanto a resposta à interferência de Trump complica sua trajetória política. A situação exige um equilíbrio delicado entre interesses locais e a soberania do Brasil.
-
Lula à CNN Internacional: ‘Trump foi eleito para governar os EUA, não para ser imperador do mundo’
Lula critica tarifas de Trump e reafirma disposição para negociar. Presidente brasileiro também aborda a relação com ex-presidente Jair Bolsonaro e a necessidade de reformar a governança global.
-
Lula avisa que big techs terão que respeitar leis brasileiras
Lula destaca a necessidade de cumprimento das leis brasileiras por plataformas digitais e defende medidas para coibir crimes online. O presidente reitera a importância da soberania nacional e da proteção das famílias contra abusos nas redes sociais.
-
Bolsonaro agradece carta de Trump e volta a falar em perseguição
Bolsonaro reafirma ser alvo de perseguição política em meio ao julgamento por tentativa de golpe de Estado. Trump expressa apoio e critica a censura de opositores pelo governo Lula.