Moraes
-
Moraes mantém presos dois acusados de envolvimento na morte de Marielle
Moraes destaca a gravidade dos crimes e o risco à ordem pública ao manter a prisão dos envolvidos no assassinato de Marielle Franco. A decisão segue recomendação da PGR, que ressalta a periculosidade dos réus Ronald Pereira e Robson Fonseca.
-
Entenda a norma dos EUA que pode impor punição a Moraes
Estados Unidos considera sanções contra Alexandre de Moraes por supostas violações de direitos humanos. A decisão baseia-se na Lei Magnitsky, que permite punições a autoridades globalmente.
-
Ex-chefe do Exército nomeado por Lula nega ter recebido oferta de general para dar golpe
Ex-general do Exército depõe e nega conexão com plano de golpe durante presidência de Lula. Arruda afirma que não houve conversas sobre impedir posse do atual presidente, apesar de pressões de outros militares.
-
Ex-chefe do Exército de Lula nega ter recebido oferta de general para dar golpe
Ex-comandante do Exército nega envolvimento em suposto golpe de Estado contra a posse de Lula. Depoimentos apontam resistência militar durante ações da Polícia Militar em janeiro.
-
Ex-chefe do Exército nomeado por Lula nega ter recebido oferta de general para dar golpe
Depoimento de Júlio César de Arruda ao STF desmente planos de golpe envolvendo Lula e revela tensões no comando do Exército. Ao ser interrogado, o ex-comandante nega expulsão de oficiais e resistência em ações policiais durante a invasão aos Três Poderes.
-
Eduardo Bolsonaro festeja fala de secretário de Estado dos EUA sobre possível sanção a Moraes
Eduardo Bolsonaro comenta possibilidade de sanções dos EUA a Alexandre de Moraes. O deputado condiciona seu retorno ao Brasil à efetivação das medidas pelo governo americano.
-
Eduardo Bolsonaro festeja fala de secretário dos EUA sobre possível sanção a Moraes
Eduardo Bolsonaro defende sanções ao ministro Alexandre de Moraes após declaração do secretário de Estado dos EUA. O deputado condiciona seu retorno ao Brasil à aplicação dessas medidas, que podem incluir bloqueio de bens e contas.
-
Ex-comandante do Exército demitido por Lula nega ter impedido prisões no 8/1 em depoimento ao STF
Ex-comandante do Exército nega obstrução à prisão de manifestantes após os eventos de 8 de janeiro. Depoimento no STF revela que acompanhamento foi feito em conjunto com o ministro da Defesa, ressaltando a necessidade de uma ação coordenada.
-
Defesa diz que Cid “não era politizado” e só cumpria ordens
As testemunhas apresentadas pela defesa de Mauro Cid destacaram sua obediência e dedicação militar, negando qualquer envolvimento político. O processo criminal contra o "núcleo 1" da tentativa de golpe de Estado continua a ser analisado pelo STF.
-
Gleisi defende Alexandre de Moraes depois de ameaça de Rubio
Gleisi Hoffmann critica sanções propostas por Marco Rubio e defende ministro Alexandre de Moraes. A ministra classifica a ação como uma tentativa de intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro.
-
O que é a Lei Global Magnitsky, que Marco Rubio ameaçou usar contra Alexandre de Moraes
Estados Unidos consideram sanções contra ministro do STF devido a acusações de violações de direitos humanos. A ação é impulsionada por parlamentares aliados de Jair Bolsonaro, que buscam internacionalizar a pressão sobre o Judiciário brasileiro.
-
Secretário de Trump diz que há 'grande possibilidade' de sanção contra Alexandre de Moraes
Marco Rubio sugere possibilidade de sanções dos EUA contra o ministro do STF brasileiro por violações de direitos humanos. Governo Trump analisa punição após preocupações levantadas sobre censura e perseguição política no Brasil.
-
“Brainstorm” incluiu prisão de Moraes, diz ex-comandante da Aeronáutica
Ex-comandante revela discussões entre militares e Bolsonaro sobre a prisão de Alexandre de Moraes. A declaração ocorreu em depoimento ao STF em meio a investigações sobre tentativa de golpe.
-
Secretário dos EUA diz que há ‘grande possibilidade’ de governo Trump aplicar sanção a Moraes
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, destaca a possibilidade de sanções a Alexandre de Moraes em resposta a ações do STF. Acusações de repressão política no Brasil e suas implicações internacionais são debatidas na audiência.
-
EUA avaliam sanções contra Alexandre de Moraes por supostas violações de direitos
EUA consideram sanções contra ministro do STF, com base na Lei Magnitsky. Críticos alegam que decisões de Moraes violam garantias fundamentais e acentuam tensões entre Brasil e Estados Unidos.
-
Secretário de Estado dos EUA avalia sancionar Alexandre de Moraes
Marco Rubio indica que o governo americano pode sancionar Alexandre de Moraes devido a violações de direitos humanos. A medida surge em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e às preocupações sobre a repressão política no Brasil.
-
Por unanimidade, STF barra candidaturas que não prestaram contas
STF reafirma exigência de prestação de contas para candidatos e proíbe registro sem quitação eleitoral. Decisão busca garantir a transparência e legitimidade do processo democrático.
-
STF valida resolução do TSE que impede registro de candidatura por falta de prestação de contas
Supremo Tribunal Federal confirma sanções do TSE para candidatos que não apresentarem contas de campanha. A decisão busca garantir a igualdade de tratamento entre os postulantes e prevenir abusos no uso de recursos públicos.
-
Comandantes discutiram a prisão de Moraes em “brainstorm” com Bolsonaro, diz ex-FAB
Ex-comandante revela discussões sobre a prisão de Alexandre de Moraes em reuniões com Bolsonaro. O depoimento reforça as investigações sobre tentativas de subversão da democracia após as eleições de 2022.
-
Plano de Bolsonaro era prender Moraes e impedir posse de Lula, diz ex-comandante da Aeronáutica
Ex-comandante da Aeronáutica revela planos de golpe por parte de Bolsonaro e generais. Baptista Júnior destaca a oposição das Forças Armadas à proposta de ruptura democrática.
-
Kids pretos analisariam minha suspeição em caso de “golpe”, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes destaca que a tentativa de golpe de Estado, se bem-sucedida, resultaria em sua suspeição no julgamento. Ele votou a favor de abrir ação penal contra 10 integrantes do núcleo responsável pela organização criminosa relacionada ao golpe.
-
Participar de reunião sobre “golpe” foi acidente, diz defesa de militar
Defesa alega que presença de Nilton Diniz em reunião foi acidental e que denúncias não possuem indícios suficientes. STF rejeita denúncia contra Diniz e outro militar, enquanto 10 réus enfrentam ação penal por tentativa de golpe.
-
STF ouve ex-comandante da Aeronáutica sobre tentativa de golpe
Depoimento de ex-comandante da Aeronáutica é crucial para a investigação sobre tentativa de golpe após eleições de 2022. A audiência acontece em meio a controvérsias sobre declarações feitas por outras testemunhas no caso.
-
Saiba quem são os dois oficiais do Exército que se livraram do processo por suposta ação golpista
STF absolve coronel e general acusados de participação em golpismo, enquanto outros dez denunciados se tornam réus. Relator destaca falta de indícios suficientes para prosseguir com o processo contra os oficiais.
-
Participar de reunião sobre “golpe” foi acidente, diz defesa de militar
Defesa do general Nilton Diniz alegou que sua participação em reunião sobre tentativa de golpe foi acidental e sem conhecimento do conteúdo. STF rejeita denúncia contra Diniz e outro militar, considerando insuficientes os indícios de envolvimento na ação golpista.
-
Participar de reunião sobre “golpe” foi acidente, diz defesa de militar
Defesa de Nilton Diniz alegou que sua participação em reunião relacionada ao golpismo foi involuntária e sem conhecimento do conteúdo. STF rejeitou denúncia contra Diniz e outro coronel, enquanto 10 integrantes do núcleo 3 respondem por crimes.
-
STF livra dois oficiais do Exército de ação de golpe; saiba quem são
Supremo Tribunal Federal absolve oficiais do Exército de denúncia de participação em golpe. Ministro relator destaca ausência de provas suficientes para a abertura de processo criminal.
-
Primeira Turma do STF torna réus coronéis denunciados por plano de golpe pró-Bolsonaro
Supremo Tribunal Federal aceita denúncia da PGR contra 10 militares por tentativa de golpe após eleições de 2022. Acusados enfrentarão processo penal por crimes graves, enquanto outros dois foram isentados por falta de provas.
-
STF torna mais 10 réus pela trama golpista; total chega a 31
STF torna réus mais dez denunciados na trama golpista de Bolsonaro. A decisão, por unanimidade, amplia para 31 o número de pessoas respondendo por crimes relacionados à tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.
-
STF torna réu núcleo militar acusado de golpe: quem já foi julgado e o que acontece agora
STF aceita denúncia contra mais dez acusados de golpe, incluindo militares e um policial federal. Agora, 31 réus respondem a processos criminais relacionados à tentativa de manter Jair Bolsonaro no poder.
-
Primeira Turma do STF rejeita denúncia contra dois militares e torna outros dez réus por golpe de Estado
Supremo Tribunal Federal aceita denúncia contra militares e policial federal envolvidos na tentativa de golpe. Decisão eleva para 31 o total de réus acusados de crimes contra a democracia após eleições de 2022.
-
Por unanimidade, STF torna 10 militares réus por tentativa de golpe
Supremo Tribunal Federal aceita denúncia da PGR contra militares por tentativa de golpe em 2022. Acusados devem responder a crimes relacionados à formação de uma organização criminosa para manter Jair Bolsonaro no poder.
-
STF tem unanimidade para tornar réus militares suspeitos de planejar sequestro de Moraes
STF recebe denúncia contra militares e policial por tentativa de golpe de Estado. Ministros rejeitam acusação contra dois militares por falta de indícios suficientes.
-
Kids pretos analisariam minha suspeição em caso de “golpe”, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes destaca a gravidade da tentativa de golpe e analisa pedidos de suspeição em relação ao seu papel no julgamento. A 1ª Turma do STF avalia a denúncia contra 12 integrantes do núcleo acusado, enquanto outros 21 já enfrentam ações penais.
-
Moraes vota para tornar réus 10 acusados pela trama golpista
Ministro aponta indícios de mobilização para a tentativa golpista durante o governo Bolsonaro. Julgamento prossegue com votos restantes dos ministros da Primeira Turma do STF.
-
Moraes deixa 2 militares de fora de ação no STF por tentativa de golpe
STF rejeita denúncia contra dois militares em caso de golpe de Estado. Votação segue para decidir sobre a inclusão de mais 12 réus na ação penal.