Moraes
-
Bolsonaro é proibido de contatar Eduardo e se aproximar de embaixadas
Bolsonaro enfrenta restrições severas após ordens do STF, incluindo uso de tornozeleira e proibição de comunicação. A Polícia Federal realiza buscas em sua residência e na sede do PL em Brasília enquanto investigações sobre Eduardo prosseguem.
-
Entenda quais são as medidas restritivas determinadas a Bolsonaro pelo STF
Bolsonaro enfrenta medidas restritivas após mandados da Polícia Federal, incluindo uso de tornozeleira e recolhimento domiciliar. As ações visam conter tentativas de obstrução do processo judicial que investiga sua conduta em relação a um golpe.
-
Bolsonaro de tornozeleira: O que se sabe até agora
Ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal e impõe medidas cautelares após decisão do STF. Ele passa a usar tornozeleira eletrônica e enfrenta restrições, enquanto sua defesa questiona a decisão.
-
Dólar abre em leve alta nesta sexta após Lula chamar tarifa de Trump de 'chantagem inaceitável'
Mercado financeiro reage às tensões comerciais entre Brasil e EUA. Dólar sobe 0,29% em meio a declarações de Lula e Trump sobre a nova sobretaxa.
-
Decisão de Moraes impede Bolsonaro de falar com o filho Eduardo
Medidas restritivas impostas a Jair Bolsonaro visam impedir contato com investigados em inquérito sigiloso. O ex-presidente enfrenta pressões internacionais, enquanto seu filho articula ações com membros do governo Trump contra o ministro Alexandre de Moraes.
-
Moraes manda por tornozeleira em Bolsonaro e proíbe uso de redes
Medida imposição ocorre em meio a investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro enfrenta potencial condenação superior a 40 anos de prisão por diversos crimes.
-
Moraes impõe tornozeleira e mais medidas contra Bolsonaro; veja quais
Moraes impõe sanções a Bolsonaro após investigações, que incluem buscas em sua residência e em endereços do Partido Liberal. A ação busca esclarecer supostas irregularidades associadas ao ex-presidente.
-
PIX é melhor que métodos de pagamento americanos e por isso virou alvo, diz ex-presidente do Banco Central
Henrique Meirelles argumenta que a investigação do governo Trump sobre o Pix reflete a eficiência superior do sistema de pagamento brasileiro em relação aos americanos. Ele defende que o Brasil deve focar na busca de novos mercados enquanto responde ao ataque comercial com cautela.
-
Receita não fará cobrança retroativa do IOF de instituição financeira
Receita Federal não irá cobrar IOF retroativo após decisão do STF, evitando complicações para instituições financeiras. A partir de agora, a arrecadação do imposto será regularizada conforme as novas alíquotas estabelecidas.
-
Confiança do consumidor e balanços nos EUA, indústria no Brasil, Lula e mais
Investidores reagem às recentes tensões comerciais entre Brasil e EUA, enquanto Lula critica tarifas de Trump. Além disso, o mercado aguarda divulgações econômicas que podem influenciar a confiança do consumidor e o setor imobiliário.
-
Fisco livra bancos, mas dá margem a IOF retroativo de empresas e pessoas
Avanços e incertezas cercam a aplicação do IOF após decisão do STF. Especialistas alertam para a possibilidade de cobranças retroativas por parte da Receita Federal.
-
Pix é melhor que métodos de pagamento americanos e por isso virou alvo, diz ex-presidente do Banco Central
Henrique Meirelles analisa as implicações da investigação dos EUA sobre o Pix e defende a necessidade de proteger a economia brasileira. Ex-ministro sugere que o governo busque novos mercados e esteja disposto a negociar tarifas com os americanos.
-
Com a decisão do STF em favor do aumento do IOF, haverá cobrança retroativa? Entenda
Receita Federal isenta retroativamente instituições financeiras da cobrança do IOF em período de suspensão. Apesar da decisão, empresas permanecem em situação de incerteza jurídica quanto à aplicação do imposto.
-
Centrão prepara troco ao Planalto e Lula conta com desgaste do Congresso para fazer disputa política
Alianças e retaliações marcam a volta dos deputados e senadores do recesso, com o governo Lula enfrentando um Congresso determinado a dificultar suas propostas. O veto ao aumento de deputados e o controverso aumento do IOF intensificam a tensão entre os Poderes.
-
Lula parte para a briga, Trump vai da chantagem a um inadmissível ultimato
Lula enfrenta um dilema entre consolidar união nacional e atender às pressões do Congresso, enquanto a resposta à interferência de Trump complica sua trajetória política. A situação exige um equilíbrio delicado entre interesses locais e a soberania do Brasil.
-
Receita Federal restituirá quem pagou IOF sobre risco sacado
Receita Federal restituirá IOF pago indevidamente em operações de risco sacado. A cobrança, que durou de maio a junho, foi considerada indevida após decisão do STF que vetou o aumento do imposto.
-
Congresso tenta revidar após veto de Lula e derrota no IOF, e PT vê governo Lula fortalecido
O Congresso Nacional encerra seus trabalhos antes do recesso com derrotas significativas em votações cruciais. A relação entre o Legislativo e o governo Lula parece tensa, à medida que as medidas impopulares e a pressão social complicam o cenário político.
-
Receita afasta cobrança retroativa de IOF para bancos, mas contribuintes ainda enfrentam incertezas
Receita Federal não exigirá retroatividade do IOF, mas empresas devem ter cautela em suas decisões. Especialistas destacam que a decisão do STF pode ainda ser alterada, gerando incertezas jurídicas.
-
Moraes derrubou o “Congresso inteiro” ao permitir IOF, diz Gayer
Deputado critica decisão do STF por deslegitimar ações do Congresso. Manutenção do aumento do IOF visa reforçar arrecadação e justiça fiscal, mas gera polêmica entre especialistas.
-
Juros futuros têm dia volátil com redução de 'efeito Tarcísio' e tarifaço de Trump; custo da dívida preocupa
Curvas de juros futuros recuam após alta inicial, influenciadas por dados econômicos dos EUA e a popularidade crescente de Lula. O mercado reflete preocupações com a política fiscal e mudanças na condução econômica em meio à volatilidade internacional.
-
Delegado da PF falta a depoimento na ação por tentativa de golpe
O delegado Fabio Shor não compareceu a audiência no STF e justificou sua ausência por estar de férias. A defesa dos réus solicita prorrogação do prazo para ouvi-lo e intimá-lo a depor no caso de tentativa de golpe.
-
Alta do IOF deve impactar a bolsa. Mas futuro dos ativos ainda não foi traçado
Mercados seguem apreensivos com a volta do IOF enquanto Ibovespa fecha em leve alta. A insegurança jurídica e a deterioração nas relações entre os poderes afetam o apetite dos investidores.
-
Aumento do IOF deve valer daqui para a frente, sem cobrança retroativa; entenda
A decisão do STF sobre o aumento do IOF abre espaço para um novo cenário tributário, mas garante que não haverá cobrança retroativa. O governo analisa formas de proteger os contribuintes que realizaram operações durante o intervalo das decisões.
-
Receita Federal diz que não fará cobrança retroativa do IOF sobre bancos
Receita Federal esclarece que bancos não terão cobrança retroativa do IOF após decisão do STF, mas situação de empresas e pessoas físicas permanece indefinida. Avaliação sobre os contribuintes será feita em breve para evitar insegurança jurídica.
-
Receita vai restituir contribuintes tributados com IOF sobre risco sacado, dizem fontes
Governo fará a devolução do IOF arrecadado indevidamente em operações de risco sacado após decisão do STF. A medida ocorre em resposta à mudança na tributação que retirou a alíquota fixa e diária para essas operações.
-
Lula volta a ironizar Eduardo Bolsonaro e sua relação com Trump
Lula critica Eduardo Bolsonaro por suplicar ajuda a Trump e ironiza convite para libertar o ex-presidente. O presidente do Brasil denuncia atitudes "desrespeitosas" e reafirma a necessidade de responsabilização de Jair Bolsonaro por sua gestão.
-
Aumento do IOF ajuda governo a cumprir meta fiscal em 2025, mas 2026 segue nebuloso
Decisão do STF garante parte da elevação do IOF e ajuda na recuperação fiscal do governo. Medidas adicionais no Congresso buscam aliviar a pressão orçamentária e assegurar o cumprimento das metas fiscais até 2026.
-
Receita dispensa pagamento retroativo de IOF durante período em que decreto do governo estava suspenso
Medida visa evitar complicações para instituições financeiras que não cobraram o IOF durante o intervalo da suspensão. Receita Federal promete esclarecer a situação para os contribuintes em breve.
-
Lula reage a Trump e promete taxar as big techs dos EUA: “Não aceito ordem de gringo”
Lula critica tarifas impostas por Trump como ataque à soberania do Brasil e promete retaliar com taxação de empresas digitais americanas. O presidente também abordou as investigações sobre tentativas de golpe de Estado após as eleições de 2022.
-
Após tarifaço, Lula diz que país é 'soberano' e cobrará imposto das empresas americanas digitais
Lula critica tarifas de Trump e promete retaliar com taxação de empresas digitais dos EUA. Em discurso a estudantes, ele rejeita ingerências e defende a soberania nacional do Brasil.
-
Afinal, como fica o IOF agora?
Decisão do ministro do STF restabelece a maior parte do decreto de aumento do IOF, mas mantém a isenção sobre o risco sacado. A questão ainda será analisada pelo plenário da Corte em uma futura votação.
-
Após tarifaço de Trump, Lula diz que país é 'soberano' e vai 'cobrar imposto das empresas americanas digitais'
Lula critica tarifas americanas e promete retaliar com impostos às empresas digitais dos EUA. Durante discurso, o presidente abordou também a responsabilização de Bolsonaro por sua gestão na pandemia e a prisão de generais envolvidos em tentativas de golpe.
-
Líderes do PT no Congresso pedem ao STF prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro
PT pede prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro por obstrução de Justiça e ameaça à soberania nacional. A representação destaca a atuação do deputado nos EUA e o risco à ordem pública e à instrução criminal.