Senado
-
Medidas do governo só afetam “morador de cobertura”, diz Haddad
Medidas do governo têm como foco aumentar a arrecadação em setores financeiros, principalmente visando moradores de alta renda. A proposta inclui mudanças na tributação sobre o Imposto de Renda e a elevação da taxa sobre Juros sobre Capital Próprio.
-
Haddad: Títulos isentos causavam distorção e tributação favorecerá mercado financeiro
Proposta do governo visa corrigir distorções no mercado de crédito e aumentar a equidade tributária. Haddad destaca que a nova alíquota de JCP e a taxação de títulos beneficiarão o mercado financeiro.
-
CEO do BTG Pactual critica aumento de impostos pelo governo e diz que é 'mais areia na engrenagem'
Executivos de grandes bancos criticam propostas do governo para tributar investimentos de renda fixa. Eles defendem cortes de gastos e reformas estruturantes como caminho para o equilíbrio fiscal.
-
Após reunião com Lula, Haddad diz que pacote alternativo ao IOF deve ser enviado à Casa Civil hoje
Ministro da Fazenda apresenta pacote alternativo ao aumento do IOF, com novas propostas de tributação. Medidas visam reduzir impacto fiscal e não afetar o cotidiano da população.
-
Alcolumbre e Motta atuam para esvaziar MP de Silveira e antecipar aprovação de tarifa social
Cúpula do Congresso busca incluir proposta popular na MP do fundo social do pré-sal, visando acelerar a aprovação de benefícios para famílias de baixa renda. A medida pode impactar a tramitação da reforma do setor energético, que enfrenta resistência e disputas internas.
-
Fim da escala 6x1 é 'projeto' mais conhecido do governo Lula, mas segue parada na Câmara
Proposta para reduzir jornada de trabalho ganha apoio popular, mas enfrenta resistência no Congresso. PEC da deputada Erika Hilton ainda sem tramitação revela polarização entre interesses de trabalhadores e empresários.
-
Após reunião com Lula, Haddad confirma pacote para substituir alta do IOF: 'Justiça tributária'
Haddad destaca que novo pacote fiscal visa substituir a elevação do IOF sem impactar o cotidiano da população. Medidas devem ser enviadas ao Congresso de forma provisória para rápido encaminhamento legal.
-
Haddad fala sobre medidas alternativas ao IOF após reunião com Lula
Haddad apresenta pacote alternativo ao aumento do IOF com novas propostas de tributação. Reunião com Lula visa encontrar consenso entre líderes do governo e minimizar críticas ao decreto original.
-
Maioria apoia fim da reeleição, mas rejeita mandato de 5 anos, aponta Quaest
Pesquisa revela que 56% dos brasileiros apoiam a proposta de emenda que extingue a reeleição para cargos do Executivo. O apoio transcende a polarização política, unindo eleitores de Lula e Bolsonaro em torno da mesma causa.
-
Embate sobre aumento de impostos mostra que governo segue perdendo cabo de guerra com Congresso
Conflitos entre o governo e o Congresso se intensificam, dificultando a aprovação de medidas fiscais essenciais. A resistência de parlamentares a aumentos de impostos e a falta de disposição do Executivo para cortar despesas complexificam o cenário fiscal à frente das eleições de 2026.
-
Relatório da CPI das Bets pede indiciamento de Virginia e Deolane
Senadora Thronicke apresenta relatório final da CPI das Bets com indiciamentos de influenciadores e propostas de regulamentação das apostas online. O documento, que propõe 18 projetos de lei, visa conter o avanço de práticas consideradas prejudiciais nesse setor.
-
UFABC reserva 40% das vagas de professores para candidatos negros
UFABC implementa cota de 40% para contratação de professores negros, superando a lei federal. Medida visa promover igualdade racial e responder ao desequilíbrio social no corpo docente da universidade.
-
Agenda do dia: IPCA e Galípolo são destaque
Mercado acompanhará de perto a divulgação do IPCA de maio enquanto Gabriel Galípolo discursa na Febraban. O dia também conta com importantes leilões e reuniões no Senado e na Câmara.
-
IOF: Haddad e Lula discutem medidas para substituir decreto e compensar perdas fiscais
Ministro da Fazenda se prepara para apresentar propostas de ajustes fiscais ao presidente Lula. Medidas visam compensar aumento do IOF e enfrentar resistência no Congresso, buscando controle de gastos e melhorias na arrecadação.
-
Impacto de ao menos R$ 25 bilhões de piso para médicos e dentistas coloca governo em alerta
Senadores avaliam proposta de piso salarial para médicos e dentistas durante reunião da CAE, que pode impactar bilionariamente os cofres públicos. O aumento do piso levanta preocupações em meio à arrecadação federal insuficiente e à possibilidade de demandas similares de outras categorias profissionais.
-
Em reunião, Haddad reclama de ritmo de crescimento de emendas e parlamentares ignoram
Haddad destaca preocupação com crescimento das emendas parlamentares em reunião com líderes do Congresso. Governo planeja alternativas ao aumento do IOF e propostas para compensar perda de arrecadação.
-
Inflação no Brasil, Galípolo, IOF, negociações EUA-China e mais destaques desta 3ª
Divulgação do IPCA de maio traz expectativa de desaceleração da inflação, enquanto governo apresenta novas propostas fiscais. Tensão nos EUA e China se intensifica em meio a negociações comerciais, enquanto protestos anti-imigração na Califórnia resultam em confrontos.
-
Relator do Código Eleitoral no Senado quer regulação do uso de IA nas eleições
Senador destaca preocupação com a utilização de inteligência artificial nas eleições e busca garantir a transparência e a equidade no processo eleitoral. Medidas visam evitar distorções na vontade popular e promover condições justas para todos os candidatos.
-
Pacote do governo como alternativa à alta do IOF tem viés arrecadatório e Motta diz que não tem compromisso de aprovar
Governo propõe mudanças tributárias para aumentar arrecadação em meio a críticas de economistas e lideranças empresariais. Pacote enfrenta resistência no Congresso e pode ter efeitos limitados a partir de 2026.
-
Saiba como foi o 1º dia de depoimentos do ‘núcleo crucial’ do suposto golpe, e como reagiram petistas e apoiadores de Bolsonaro
Interrogatório de Mauro Cid levanta polêmica e revela detalhes sobre minuta de golpe. Depoimentos seguem com os demais réus, enquanto reações políticas agitam as redes sociais.
-
Atentado na Colômbia paralisa discurso agressivo de Petro ao reviver trauma de mortes políticas
Atentado revela tensão política crescente na Colômbia, com a polarização acirrada antes das eleições de 2026. Autoridades investigam o crime, enquanto a retórica agressiva entre adversários políticos intensifica as comparações com o passado violento do país.
-
Em reunião, Haddad reclama de ritmo de crescimento de emendas e parlamentares ignoram
Ministro da Fazenda expressa preocupação com aumento das emendas parlamentares durante reunião com líderes do Congresso. O encontro resultou em acordos sobre alternativas ao aumento do IOF e novas propostas de tributação.
-
Mauro Cid diz que Bolsonaro pediu alterações na minuta do golpe e manteve ordem de prisão de Moraes
Tenente-coronel Mauro Cid detalha no STF envolvimento de Bolsonaro em plano golpista. Ele confirma alterações em minuta que previa prisões e estratégias para contestar resultados eleitorais.
-
Jaques Wagner minimiza declaração de Motta de descompromisso com medidas alternativas ao IOF
Jaques Wagner defende a importância de ouvir a oposição em discussões sobre a Medida Provisória. A proposta visa aumentar a arrecadação sem intensificar o aumento do IOF, buscando alternativas tributárias.
-
Governo de SP reforça segurança com cerca de dois mil policiais militares que se formam em São Paulo
Evento no Autódromo de Interlagos marca a formatura dos novos soldados, que fortalecerão a segurança pública em São Paulo. A gestão de Tarcísio de Freitas busca aumentar o efetivo policial com a expectativa de formar mais de 20 mil novos agentes até 2026.
-
Investigado pelo CNJ, advogado de Filipe Martins lança candidatura ao Senado
Sebastião Coelho se prepara para sua candidatura ao Senado com apoio do Partido Novo, após polêmica atuação no julgamento relacionado a Jair Bolsonaro. A filiação será marcada por um evento no Senado, onde ele destacará sua defesa da liberdade de expressão e combate aos abusos de poder.
-
Em reunião, Haddad reclama de ritmo de crescimento de emendas e parlamentares ignoram
Ministro da Fazenda expressa preocupação com crescimento das emendas parlamentares durante reunião com líderes do Congresso. Governo busca alternativas para evitar aumento do IOF e promete novas discussões sobre medidas estruturantes.
-
Trump propõe US$ 1.000 para cidadãos nascidos de 2025 a 2029
A proposta de Donald Trump busca garantir um futuro financeiro mais sólido para crianças nascidas entre 2025 e 2028, através de contas de investimento controladas por familiares. Apesar de receber apoio empresarial, a iniciativa enfrenta críticas e desafios orçamentários no Congresso.
-
Trump propõe dar 1.000 dólares para cada bebê que nascer nos EUA e chama ideia de 'Conta Trump'
Projeto "Conta Trump" visa incentivar a poupança infantil com depósito inicial do governo. Medida faz parte de um pacote mais amplo que enfrenta resistência devido a preocupações com gastos públicos.
-
Petistas assistem ao depoimento de Cid na sala de Lindenbergh na Câmara
Deputados do PT assistem aos depoimentos no STF e destacam confirmação de envolvimento de Bolsonaro na "minuta do golpe". O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, afirma que o ex-presidente recebeu e editou o documento que previa prisões de importantes autoridades.
-
Medidas têm pouco foco nos gastos e não garantem solução de longo prazo, dizem economistas
Medidas do governo federal para ajuste fiscal centram-se em receitas, gerando preocupação entre economistas quanto à insuficiência de cortes de gastos. Especialistas alertam que o cumprimento das metas para os próximos anos permanece incerto, dependendo da aprovação das propostas no Congresso.
-
CPI das Bets analisa relatório final com indiciamento de Virgínia Fonseca e outros influencers
CPI das Bets se aproxima do fim com relatório que pode indiciar influenciadores. Relatória ressalta irregularidades no setor de apostas e busca mudanças na legislação e combate a crimes relacionados.
-
Governo usa impostos para compensar má gestão, diz Ciro Nogueira
Ciro Nogueira critica proposta do governo para aumento de impostos, alegando impacto negativo no consumo e investimento. O senador afirma que o PP se oporá a qualquer aumento tributário sem cortes de gastos correspondentes.