Haddad
-
Haddad entra de férias nesta segunda-feira, até o dia 22, em meio a debate sobre IOF
Ministro da Fazenda inicia férias em meio à votação crucial sobre o IOF. Dario Durigan assume interinamente o cargo até o retorno de Haddad.
-
Câmara vota nesta segunda urgência para projeto que derruba novo decreto do IOF
Câmara dos Deputados analisa urgência para projeto que revoga aumento do IOF, após forte oposição ao decreto do governo. Presidentes da Câmara e do Senado se reúnem para discutir medidas e buscar consenso em meio a pressões políticas.
-
Taxadismo e gastanças parte 2
Governo Lula enfrenta críticas severas por aumento de impostos e despesas públicas, sem apresentar soluções eficazes para a crise fiscal. A perpetuação do "taxadismo" levanta preocupações sobre o futuro econômico do país, em meio a contradições nas políticas de gastos e arrecadação.
-
Haddad tira férias nesta 2ª feira em impasse sobre o IOF
Enquanto Haddad tira férias, prazo para votação sobre aumento do IOF gera tensão entre governo e Congresso. A mudança no planejamento das férias do ministro ocorre em meio a críticas e manobras legislativas sobre a nova tributação.
-
Agenda da semana: Lula no G7 e Câmara vota urgência sobre alta do IOF
Lula participa da Cúpula do G7 e analisa a situação da Ucrânia, enquanto a Câmara vota urgência para derrubar aumento do IOF. O Senado também pauta aumento no número de deputados e o Copom decide sobre a Selic nesta semana.
-
Haddad entra de férias nesta segunda-feira, até o dia 22, em meio a debate sobre IOF
Dario Durigan assume interinamente o cargo durante a votação crucial sobre o Imposto sobre Operações Financeiras. Ministro vai aproveitar as férias após cancelar folgas em janeiro para focar no Orçamento de 2025.
-
Câmara vota nesta segunda urgência para projeto que derruba novo decreto do IOF
Câmara vota hoje urgência para derrubar aumento do IOF após pressão política. Reunião entre Lula e líderes busca evitar complicações nas contas públicas diante da insatisfação com o novo decreto fiscal.
-
É um desastre contratar no Brasil pois as pessoas estão viciadas no Bolsa Família, diz Ricardo Faria, o 'rei do ovo'
Empresário destaca os desafios de empreender no Brasil e critica a ineficiência da burocracia e da legislação. Ricardo Faria também questiona a dependência do Bolsa Família e defende a redução da carga tributária como chave para o crescimento econômico.
-
Justiça avança sobre BPC e é responsável por um terço das concessões
A concessão do BPC por decisões judiciais cresce exponencialmente, gerando preocupações fiscais no governo. O ministro da Fazenda critica a "indústria de liminares" que afeta a eficiência dos programas sociais.
-
Questão fiscal passa por corte de supersalários e metade das emendas; e o Congresso com tudo isso?
A tensão entre o Executivo e o Legislativo se intensifica à medida que propostas essenciais para a economia são barradas, enquanto parlamentares focam em preservação de privilégios. A urgência de ações concretas para enfrentar os desafios fiscais e sociais do Brasil torna-se cada vez mais evidente.
-
Ofensiva do Centrão contra pacote de Haddad é ‘aquecimento’ para guerra eleitoral em 2026
A tensão entre o Centrão e o governo Lula se intensifica à medida que se aproxima a eleição de 2026. A oposição já testa discursos de campanha, criticando medidas fiscais e apostando no descontentamento popular.
-
Próximo ao PT, Gil do Vigor critica pacote de Haddad: 'Parece feito no improviso'
Gil do Vigor critica aumento de impostos proposto pelo governo Lula, chamando plano de "improviso" e questionando a necessidade de tanta arrecadação. O economista destaca o impacto negativo sobre o agronegócio e o setor imobiliário devido à taxação de investimentos até então isentos.
-
Lula ouve cobrança por emendas em reunião com Motta e Lira sobre pacote de aumento de impostos
Lula tenta diálogo com líderes da Câmara para amenizar descontentamento sobre aumento de impostos. Parlamentares cobram medidas de corte de despesas e agilidade na execução de emendas orçamentárias.
-
Haddad critica legado fiscal de Bolsonaro e diz estar “arrumando a bagunça”
Haddad critica gestão de Bolsonaro e destaca desafios enfrentados pelo governo Lula. Ministro aponta irregularidades financeiras e medidas ineficazes herdadas da administração anterior.
-
“Estamos arrumando sua bagunça, Bolsonaro”, diz Haddad
Haddad critica a gestão de Bolsonaro e defende novas políticas fiscais. O ministro destaca ações do governo Lula para isentar trabalhadores e taxar bilionários.
-
Lula se reúne com Hugo Motta e ministros em meio a negociações por pacote fiscal
Lula se reúne com líderes políticos para discutir pacote fiscal enquanto pressão do Congresso aumenta contra novo decreto do IOF. O governo busca alternativas para contornar a insatisfação dos parlamentares e evitar um déficit primário significativo.
-
Lula discute impasse sobre o IOF com Hugo Motta
Lula e Hugo Motta discutem medidas tributárias em meio a impasse entre governo e Congresso. A reunião visa encontrar uma solução para a revogação do aumento do IOF e suas implicações fiscais.
-
Lula discute impasse sobre o IOF com Hugo Motta
Lula e Motta discutem impasse sobre MP que altera IOF e tributa investimentos. Encontro visa negociar soluções para insatisfações na base aliada e avançar com requerimento de urgência no Congresso.
-
“Deficit não vai resolver a eleição”, diz Haddad
Haddad acredita que o deficit não influenciará nas eleições de 2026 e defende o compromisso do governo com o arcabouço fiscal. Ele também comentou sobre a divergência entre Executivo e Legislativo em relação à medida provisória que aumenta impostos.
-
Lula gasta R$ 324 bilhões fora da meta fiscal em 3 anos
Gastos extraordinários previstos pelo governo Lula superam a meta fiscal em bilhões, com destaque para despesas relacionadas a precatórios e benefícios sociais. O novo marco fiscal busca equilibrar as contas públicas, mas enfrenta desafios por conta de desembolsos não planejados.
-
Haddad: Se economia estiver bem, chance de se ir bem nas eleições é maior
Haddad destaca que o desempenho econômico será crucial para a reeleição do presidente Lula em 2026. Ele também aborda as pressões no Congresso sobre os pisos da Saúde e da Educação e a necessidade de consenso para possíveis ajustes.
-
Em ano de “colheita”, Lula acumula sequência de derrotas
Lula enfrenta dificuldades crescentes em seu terceiro ano de mandato, com desaprovação alta e medidas questionadas pelo Congresso. Os recentes impasses, como o Pixgate e as fraudes no INSS, estão minando sua popularidade e complicando a possibilidade de reeleição em 2026.
-
Me dá um dinheiro aí
A obra de Raimundo Faoro, "Os Donos do Poder", revela a perpetuação do patrimonialismo no Brasil e suas consequências nos dias atuais. O aumento de impostos proposto pelo governo reflete a herança de um Estado que prioriza os interesses de uma casta em detrimento da população.
-
Executivo e Congresso podem discordar, mas conflito não pode virar crise institucional, diz Haddad
Ministro da Fazenda ressalta que divergências entre governo e Congresso são normais, mas alertam para os riscos de uma crise institucional. Haddad enfatiza a necessidade de uma solução conjunta para o impasse em torno da MP do aumento de impostos.
-
Executivo e Congresso podem discordar, mas conflito não pode virar crise institucional, diz Haddad
Haddad destaca a importância de diálogo entre governo e Congresso para evitar crises institucionais enquanto discute ajustes fiscais. O ministro ressalta que a falta de consenso sobre a MP do aumento de impostos pode dificultar a resolução de problemas financeiros.
-
Em impasse sobre o IOF, Lula e Motta se reúnem no sábado
Lula e Motta se encontrarão para discutir medidas alternativas ao aumento do IOF em meio a crescentes tensões entre o Congresso e o governo. A reunião busca amenizar o impasse em torno da MP Fiscal e da urgência do PDL que pode derrubar o decreto do IOF.
-
Haddad perde poder de articulação e enfrenta perigo de nova derrota ao tentar aumentar impostos
Ministro da Fazenda enfrenta crescente resistência no Congresso ao propor mudanças no IOF. Críticas apontam falta de diálogo prévio com parlamentares e novas medidas de arrecadação sem consenso.
-
Saiba se você vai pagar imposto sobre títulos que antes eram isentos
Investidores em renda fixa enfrentam novas regras tributárias a partir de 2026, com aumento do Imposto de Renda para títulos emitidos a partir dessa data. A medida, que visa aumentar a arrecadação do governo, impactará principalmente a classe média, contrariando a expectativa de que apenas os mais ricos seriam afetados.
-
Haddad perde poder de articulação e enfrenta perigo de nova derrota ao tentar aumentar impostos
Ministro da Fazenda enfrenta resistência no Congresso após críticas por falta de negociação nas propostas de aumento de arrecadação. Mudanças no IOF geram insatisfação entre parlamentares e complicam a articulação política do governo Lula.
-
Sem taxar super-ricos isenção do IR pode gerar impacto fiscal negativo, diz Fazenda
Estudo da Secretaria de Política Econômica alerta que a isenção pode aumentar desigualdade sem a taxação dos mais ricos. Proposta de reforma do Imposto de Renda prevê criação de novo tributo para altas rendas como forma de compensação.