Japão
-
Selic sobe de novo, mas Brasil cai no ranking de maior juro real do mundo; entenda
Brasil cai para a quarta posição em juros reais, mesmo com alta da Selic. A taxa real brasileira agora é de 8,79%, enquanto países como Turquia e Argentina superam esse índice.
-
Sem relatório, Alcolumbre quer votar Orçamento na 5ª feira
Davi Alcolumbre pressiona por votação do Orçamento na CMO e no plenário em tempo recorde. A proposta enfrenta atrasos e mudanças constantes devido a ofícios do Ministério do Planejamento.
-
Reforma do IR: oposição rejeita ‘aumento de imposto’ e Centrão sugere alterar texto do governo Lula
O projeto de isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil enfrenta resistência no Congresso, especialmente da oposição e do Centrão, que buscam ajustes na taxação dos mais ricos. Apesar das críticas, a proposta é vista como popular e pode ser difícil para os parlamentares se oporem a ela, dada a potencial audiência de 10 milhões de brasileiros beneficiados.
-
China vai habilitar mais frigoríficos do Brasil em 2025, diz Fávaro
Brasil espera habilitação de frigoríficos para exportação de carne bovina à China. O governo também busca avançar nas negociações com o Japão para liberar o mercado nipônico.
-
Assessores de Trump preparam novas tarifas sobre importações de trilhões para o Dia da Libertação
Trump planeja novas tarifas sobre importações que podem afetar trilhões em comércio global. A medida gera preocupações entre economistas e aliados políticos, alimentando temores de recessão e volatilidade nos mercados.
-
Governistas querem tirar da pauta veto a decreto sobre visto aos EUA
Governo avalia estratégias para evitar a votação de projeto que reinstauraria a exigência de vistos para cidadãos de EUA, Canadá e Austrália. A nova medida deve ser aplicada a partir de 9 de abril, em resposta à reciprocidade de exigências de entrada.
-
Shinagawa Group compra fatia de 60% na brasileira Reframax
A compra marca a expansão da presença do Shinagawa Group no Brasil e reforça a posição da Reframax no setor industrial. A aprovação regulatória é o último passo antes da conclusão do acordo.
-
Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 19 de março
Investidores se preparam para decisões críticas sobre as taxas de juros no Brasil e nos EUA, com expectativas de elevação no Copom. Além disso, a coletiva de Powell pode trazer insights sobre a política monetária futura em meio a pressões comerciais.
-
Leia as 5 principais notícias do mercado desta 4ª feira
Os mercados globais se preparam para importantes decisões de política monetária, com o foco na reunião do Fed e do Copom. A expectativa é pela manutenção das taxas de juros nos EUA e aumento da Selic no Brasil, em meio a tensões comerciais e incertezas econômicas.
-
Sindicatos apoiam isenção do IR em visita de Lula à fábrica da Toyota em Sorocaba
Lula recebe apoio de trabalhadores em visita à Toyota e destaca isenção do imposto de renda para salários de até R$ 5 mil. O presidente busca reforçar a agenda econômica favorável à classe trabalhadora e o desenvolvimento da indústria automotiva.
-
Bolsas da Ásia fecham sem direção única após BoJ manter taxa de juros
Mercados asiáticos refletem incertezas da economia global, com perdas em tech e postura cautelosa do Banco do Japão. Índices mistos marcam o fechamento, enquanto preocupações com tarifas dos EUA afetam o sentimento econômico.
-
Agenda do dia: Decisões do Fed e do Copom são destaque
Mercados aguardam decisões de políticas monetárias do Fed e do Banco Central do Brasil, além de dados sobre estoques de petróleo nos EUA. O dia também contará com avaliações de indicadores econômicos e votações no Senado e na Câmara dos Deputados.
-
Em superquarta 'previsível', comunicados de bancos centrais ditam o tom do dia
Expectativa alta para a superquarta: Selic deve subir e investidores aguardam comunicados das autoridades monetárias. Decisões simultâneas no Brasil, EUA e Japão prometem movimentar o mercado financeiro.
-
Banco do Japão mantém taxa de juros estável com tarifas de Trump à espreita
O Banco do Japão mantém taxa de juros em 0,5% enquanto alerta sobre impactos das tarifas dos EUA. Governador Kazuo Ueda destaca incertezas econômicas e pressões inflacionárias internas que poderão influenciar decisões futuras.
-
Felicidade vem depois dos 60? Por que idosos são mais felizes do que jovens no Brasil e no mundo, segundo pesquisa
Estudo revela que a satisfação com a vida atinge seu ponto mais alto após os 60 anos, após um período de insatisfação na meia-idade. A pesquisa também destaca que fatores como relacionamentos e propósito são essenciais para a felicidade nesta fase da vida.
-
Super Semana começa hoje com Fed e Copom; o que esperar dos juros e da comunicação
Super Semana de decisões sobre juros será marcada por incertezas globais, especialmente relacionadas às tarifas de Donald Trump. Expectativas de aumentos e cortes nos juros variam entre os países, refletindo o impacto da inflação sobre as economias locais.
-
Japão: Banco central mantém juros estáveis diante de maior incerteza nos EUA
A decisão busca estabilizar a economia japonesa em um contexto de inflação crescente. O BoJ continua monitorando os impactos das suas recentes políticas sobre o crescimento e a demanda.
-
Senado autoriza Alcolumbre e Pacheco a acompanharem Lula ao Japão e ao Vietnã
Senadores Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco acompanharão Lula em viagem internacional, que visa discutir abertura de mercado para carnes brasileiras. A medida, aprovada pelo Senado, resultará em custos não especificados para a Casa.
-
Lula diz que reforma do IR é “política justa e humanista”
Lula defende reforma do Imposto de Renda como forma de redistribuição de renda e afirma que cerca de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas. O presidente anunciou as mudanças durante visita à Toyota em Sorocaba, antes de sua viagem ao Japão.
-
Envio da PEC da Segurança ao Congresso será definido após retorno de Lula da Ásia, diz Lewandowski
PEC da Segurança Pública está pronta para ser enviada ao Congresso após a viagem do presidente Lula. Ministro destaca a importância do debate sobre segurança pública com as lideranças políticas.
-
Sem divulgar agenda, Janja vai ao Japão uma semana antes de Lula
A primeira-dama Janja da Silva chega ao Japão antes de Luiz Inácio Lula da Silva para preparar a visita de Estado. Sua equipe conta com pelo menos uma assessora, mas não consta na lista oficialmente publicada para a viagem.
-
Senado ainda não tem data para avaliar diretores de agências
Sabatinas para diretores das agências reguladoras ainda estão indefinidas, aguardando decisão de Davi Alcolumbre. A situação reflete as tensões políticas sobre a reforma ministerial e as indicações de Lula ao Senado.
-
Janja viaja para o Japão antes da comitiva presidencial
A primeira-dama Janja visita o Japão para preparar a chegada do presidente Lula e sua comitiva. A viagem ocorre em meio a investigações sobre gastos públicos, levando Janja a adotar uma postura mais discreta.
-
Agenda do dia: Dados da produção industrial nos EUA é destaque
Setor industrial dos EUA e dados econômicos brasileiros estão em destaque na agenda de divulgações desta terça-feira. A expectativa é por insights sobre a indústria e o comércio exterior, além da confiança dos empresários.
-
Isenção de IR, indústria nos EUA e conversa entre Trump-Putin: os destaques do dia
Divulgação de índices econômicos no Brasil e nos EUA marca a agenda do dia. O presidente Lula assinará projeto de isenção de Imposto de Renda, enquanto há discussões sobre a situação econômica global e impactos de políticas fiscais.
-
Após almoço com Gleisi e cúpula do Congresso, relator tenta acelerar votação do Orçamento
Reunião estratégica entre líderes do Congresso acelera votação do Orçamento de 2025. Expectativa é que o parecer seja protocolado ainda hoje, garantindo agilidade na apreciação da proposta.
-
UBS se prepara para a fase mais complexa da integração com Credit Suisse
UBS inicia fase crítica na integração com o Credit Suisse, começando a migração das contas na Suíça. Banco enfrenta incertezas do comércio global e novas regras de capital propostas na Suíça.
-
Coreia do Norte ignora pedido do G7 e ameaça expandir arsenal nuclear
Coreia do Norte ignora pedido do G7 e ameaça expandir arsenal nuclear. Kim Jong-un acusa o grupo de infringir sua soberania e critica os EUA por potencializar conflitos na Península Coreana.
-
Após acusação de Trump, premiê diz que Japão não “está manipulando taxas de câmbio”
Primeiro-ministro japonês nega manipulação da moeda e defende a qualidade dos produtos como estratégia de exportação. Acusações dos EUA sobre desvalorização do iene são rebatidas por Ishiba e seus ministros.
-
Brasil e o mundo vão crescer menos com Trump, diz OCDE
Relatório da OCDE aponta crescimento global e brasileiro em queda devido a incertezas geopolíticas e políticas comerciais. A análise destaca a necessidade de ações fiscais e reformas para mitigar os impactos negativos nas economias.