Lula
-
Após fala de Trump, governo brasileiro diz que segue aberto ao diálogo sobre tarifaço
Brasil reafirma disposição para diálogo comercial com os EUA, apesar das tarifas anunciadas por Trump. Governo brasileiro elabora plano de contingência com mais de 30 ações em resposta às medidas unilaterais.
-
Chanceler de Lula vai aos EUA e tenta destravar negociações às vésperas do tarifaço de Trump
O chanceler brasileiro busca alternativas para desativar a iminente tarifa de 50% sobre produtos nacionais nos Estados Unidos. Enquanto isso, a pressão aumenta com o prazo cada vez mais próximo para a implementação das taxas.
-
Chanceler brasileiro chega aos EUA, mas sem sinal de que será recebido pela gestão Trump para discutir tarifas
Governo brasileiro intensifica tentativas de diálogo com a administração Trump para evitar tarifas elevadas, mas mantém firmeza nas questões políticas. Comitiva de senadores também busca apoio em Washington, apesar da expectativa de pouco impacto nas negociações.
-
Às vésperas de tarifaço de Trump, governo Lula pode favorecer indústria chinesa de automóveis
O governo Lula se prepara para uma reunião crucial com a BYD, que busca reduzir tarifas de importação, enquanto se aproxima a aplicação das novas tarifas de Donald Trump. Críticas da indústria nacional aumentam à medida que a empresa chinesa avança com seus planos de produção no Brasil.
-
Indústria automotiva vai rever investimentos de R$ 180 bi se governo aceitar pleito da BYD
Indústria automotiva alerta sobre possíveis revisões em investimentos de R$ 180 bilhões caso tarifas de importação sejam reduzidas. Presidente da Anfavea destaca preocupação com a entrada de veículos importados e seus impactos na produção nacional.
-
STF se preocupa mais com crise entre Brasil e EUA do que com medidas contra ministros; veja bastidor
Ministros do STF priorizam a relação entre Brasil e EUA, ignorando pressões individuais. Apesar das sanções anunciadas, a Corte mantém firme sua postura diante de possíveis condenações a Jair Bolsonaro.
-
Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio e Ratinho Jr por falarem de tarifaço de Trump sem defender o pai
Eduardo Bolsonaro critica aliados por não defenderem Jair Bolsonaro em meio a tensões com os EUA. Governadores Tarcísio e Ratinho buscam viabilizar pré-candidaturas para 2026 e mencionam impactos econômicos das tarifas americanas.
-
O agro já está pronto para reconhecer que Bolsonaro não é o seu campeão?
Antipatia ao PT entre produtores rurais reflete experiências passadas de invasões e multa excessivas. Embora Lula não ignore a importância do agronegócio, o legado de Bolsonaro em defesa do setor se mostra limitado.
-
'Nem a União Soviética' faria o que Trump está fazendo com o Brasil, diz Amorim ao Financial Times
Celso Amorim classifica ameaças de Trump como uma tentativa sem precedentes de interferência nos assuntos brasileiros e reafirma compromisso com os Brics. Lula se diz aberto ao diálogo para negociar as tarifas, enquanto governadores de oposição criticam a estratégia do governo federal.
-
Lula vai sancionar programa Acredita Exportação, que permite devolução de tributos para empresas
Programa visa estimular exportações de micro e pequenas empresas, com devolução de 3% das receitas. Sancionamento ocorrerá em cerimônia com a presença de autoridades do governo.
-
A favor de atos na Praça dos Três Poderes em 2007, Lewandowski agora não diz nada
Silêncio de Lewandowski sobre nova proibição de manifestações revela contradições com sua posição anterior no STF. A decisão atual de Alexandre de Moraes gera debate sobre liberdade de expressão e segurança pública.
-
Fala de pobres contra ricos de Lula é aposta em bolha de esquerda
Lula critica a escolha de candidatos ricos por eleitores de periferia, afirmando que isso representa um perigo para a população. O presidente sugere que a riqueza desses candidatos é resultado de corrupção e reforça a ideia de que eles não têm compromisso com os pobres.
-
Amorim diz que acordo entre Trump e Europa não tem comparação com tarifaço sobre o Brasil
Celso Amorim defende que a comparação entre os acordos comerciais dos EUA com a UE e as tarifas impostas ao Brasil é inadequada. O governo Lula busca mitigar os efeitos das sanções americanas enquanto aguarda uma resposta a propostas de diálogo comercial.
-
Time de Lula vê baixa chance de trégua com Trump sobre tarifaço
Governo brasileiro se preocupa com impacto do tarifaço de Trump sobre competitividade do comércio. Medidas protecionistas do Brasil são citadas como justificativa para a taxação elevada.
-
Eduardo critica Tarcísio e Ratinho Júnior por falarem de tarifaço de Trump sem defender Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro critica governadores por falta de apoio ao pai e questiona suas declarações sobre tarifas de Trump. As discordâncias surgem em meio a disputas internas da direita para a presidência em 2026.
-
Lula sanciona nesta 2ª programa que permite devolução de tributos
Lula sanciona programa que reembolsa micro e pequenas empresas em exportações. Iniciativa visa fortalecer a presença dessas empresas no mercado internacional por meio da devolução de tributos.
-
Organizações pró-meio ambiente fazem campanha para vetar lei do licenciamento
Grupos ambientais intensificam pressão sobre Lula para veto a nova lei de licenciamento. Campanha já acumula 570 mil assinaturas e busca atingir 750 mil apoiadores.
-
Trump fecha acordo com a UE: veja com quais países os EUA concluíram negociações
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre negociações comerciais, enquanto outros países já firmaram acordos que reduzem tarifas. As novas taxas de importação americanas começarão a valer em 1º de agosto, e o Brasil enfrenta a maior sobretaxa, de 50%.
-
O que Eduardo Bolsonaro fez ao longo dos seus 3 mandatos na Câmara
Eduardo Bolsonaro tem se mostrado pouco produtivo no Congresso desde 2015, com apenas cinco propostas legislativas aprovadas. O deputado, que reside nos EUA, permanece ativo em discursos críticos ao governo brasileiro, especialmente ao governo Lula.
-
Defesa diz que general ‘não confessou plano de matar ninguém’ e pede para STF revogar prisão
Defesa do general argumenta que sua posição na acusação é inferior à de Jair Bolsonaro e pede revogação da prisão preventiva. Advogados alegam que não houve compartilhamento do documento "Punhal Verde Amarelo" e destacam depoimentos que contradizem a acusação.
-
Trump embola minerais, desmatamento, STF, big techs, tarifas e mexe com Defesa e Segurança Nacional
Brasil enfrenta dilemas na exploração de terras raras em meio a pressões tarifárias de Trump. Discursos sobre soberania e nacionalismo ganham força em negociações que envolvem interesses estratégicos e ambientais.
-
Governadores de direita ignoram ‘fator Bolsonaro’ em tarifaço, critica AGU
Ministro critica governadores por omitir relação entre tarifaço e família Bolsonaro. Durante evento, eles focam em negociação e críticas ao governo Lula, evitando vínculos com o ex-presidente.
-
Ministro da AGU rebate crítica de governadores de direita sobre o 'tarifaço' dos EUA
Ministro da AGU defende ações do governo contra tarifas americanas e critica governadores de direita. Jorge Messias afirma que os problemas econômicos são consequências da gestão Bolsonaro, enquanto Lula busca proteger a economia nacional.
-
Análise: Ao contrário de Lula, maioria dos líderes globais evita provocações a Trump
Lula se destaca por adotar uma postura confrontadora frente a Trump, em contraste com a cautela de outros líderes. A situação gera incertezas sobre o impacto nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
-
'Nem a União Soviética' faria o que Trump está fazendo com o Brasil, diz Amorim ao Financial Times
Celso Amorim defende aprofundamento das relações do Brasil com os Brics em resposta à ameaça de tarifas de Donald Trump. Lula se oferece para negociar a taxação e critica o ex-presidente americano por não buscar diálogo.
-
Crise do ‘tarifaço’ alinha ministros em torno de Lula, mas eleição preocupa
Ministros destacam união temporária em meio à crise econômica, mas alertam para possíveis divisões futuras. A pressão das mudanças políticas pode reverter a solidariedade atual no governo.
-
Por que Trump mira terras raras e minerais no mundo todo - e qual o lugar do Brasil nesse xadrez
Disputa entre Brasil e EUA se intensifica com preocupações sobre tarifas e interesse americano em minérios estratégicos. Lula defende a soberania mineral do país em meio a pressões geopolíticas e demanda crescente por recursos essenciais.
-
Tarifas dos EUA entram em vigor em 5 dias
Tarifas de 50% sobre produtos brasileiros são justificadas por Trump em resposta ao tratamento dado a Jair Bolsonaro. A medida entra em vigor em 1º de agosto e pode resultar em retaliações.
-
De olho em 2026, Lula planeja ao menos 6 novos programas sociais
Lula pretende lançar seis novos programas sociais antes das eleições de 2026, com foco em isenções de impostos e créditos subsidiados. A aprovação dessas medidas pode influenciar diretamente sua popularidade e apoio político na corrida pela reeleição.
-
Aperto no Orçamento multiplica uso de brechas para gastar fora das regras
O uso de brechas nas contas públicas aumenta sob governo Lula, impactando a transparência e a priorização de gastos. Especialistas apontam que essas práticas, embora presentes em diferentes gestões, podem intensificar o endividamento do país.